Apercebi-me hoje que padeço duma doença grave e sem cura. Duma doença que nunca foi verdadeiramente descrita pela medicina moderna, apesar da afectar milhões de pessoas! Duma doença que faz com que tenha vontade de viajar non stop e que me fez moldar a minha vida pessoal e profissional às viagens que quero fazer! Uma doença que absorve grande parte do meu tempo livre e que consome todas as minhas poupanças! Uma doença que já me fez visitar meio mundo, conhecer dezenas de pessoas interessantes e aprender coisas inimagináveis se tivesse ficado em casa. Esta doença chama-se VIAJITE e pressinto que a cada dia que passa está pior. Tanto que estou prestes a ir dar uma volta ao mundo durante um ano!
Felizmente não sou o único. A Viajite afecta um número grande de pessoas, com diferentes intensidades, desde os que gostam de fazer pequenas escapadelas de fim de semana até os casos críticos, que tiram licenças sabáticas para ir conhecer o mundo! Uma coisa comum a todas as pessoas contaminadas pela Viajite é que nomeiam as viagens que fazem como os seus momentos mais felizes!
Os síntomas da Viajite são relativamente fáceis de identificar, se bem que muita gente não lhes dê a devida atenção. Quando dão por ela já se encontram numa fase avançada da doença, altura em que as viagens tomaram conta da sua vida! Ao analisar o meu próprio caso crítico identifiquei alguns dos sintomas típicos de quem padece de Viajite, com o intuito de ajudar as pessoas a auto diagnosticarem-se!
A maioria do dinheiro que poupas é para viajar, e tens mesmo um porquinho mealheiro onde guardas os trocos e as notas perdidas o fundo de viagem!
Mal chegas duma viagem já estás a pensar na seguinte
Na banca de jornais dás por ti sempre a desfolhar as revistas de viagens
Os teus programas favoritos na TV são os documentários dos canais de viagens
Vais sempre ver as fotos de viagens dos teus amigos no FB, com alguma inveja!
A maioria das coisas que compras são para ser utilizadas durante as viagens
Todas as prendas que recebes de amigos e família são relacionadas com viagens!
Compras guias de viagens mesmo sem saber quando irás a esses destinos
Não há melhor decoração que mapas e fotografias de viagens!
A cada viagem que fazes, a vontade de viajar não se acalma, pelo contrário, aumenta ainda mais!
As maiores lições que aprendeste não foram na escola, mas sim a viajar!
O conceito de “perder-se” numa viagem não existe para ti.
Grande parte do tempo que passas online é a ler artigos, fotos e videos de viagens!
O teu sonho não é comprar uma casa ou um carro, mas sim viajar pelo mundo!
O pior castigo que te poderiam dar era proibir-te de viajar para sempre!
Sabes que quando fores velhinho(a) as recordações das viagens serão das melhores da tua vida
Reconheces alguns ou todos destes sintomas? Então é porque também padeces de Viajite!
Mas não te preocupes. Se bem que seja uma doença incurável e que se torna cada vez mais forte com os anos e as viagens efectuadas, é sabido que não tem efeitos nocivos para a saúde, antes pelo contrário, é responsável pela descida dos níveis de stress, por trazer clareza de raciocínio, por rejuvenescer alma e corpo e acima de tudo, por trazer doses incríveis de felicidade!
Padeces de outros sintomas de Viajite? Conta-nos! Conheças mais pessoas que possam padecer de Viajite sem o saberem? Então partilha este artigo, para que esta doença possa ser divulgada e efectivamente diagnosticada para ser aproveitada ao máximo!