Tradições de Natal pelo Mundo

57E8ABB4195CC53A7DABE7615C6FF.jpg

República Checa e Eslováquia

As solteironas que não querem passar mais um Natal sozinhos, no dia de Natal, de costas voltadas para a porta lançam um sapato por cima da cabeça. Se o sapato aterrar com a parte da frente apontada para a porta, vai haver casório brevemente!

57E8ABB4195CC53A7DABE7615C6FF

Japão

No Japão um balde do KFC, cheio de frango frito é tradição para muitas famílias. Este conceito, criado por uma campanha do KFC há mais de 40 anos, virou tradição e é mais uma das coisas engraçadas da Pop Culture Japonesa.

ayase

Finlândia
Na noite de Natal é tradição as famílias visitarem os cemitérios e deixarem uma vela na campa dos familiares. Mesmo os que têm familiares enterrados noutra cidade vão ao cemitério deixar uma velinha. Um pouco sinistro não!? Mas cria um efeito bonito!

6a00e5529463528834015438e3f89d970c-500wi

Ucrânia
Para além das tradicionais luzinhas e ornamentos natalícios, na Ucrânia é tradição colocar também teias de aranha. Reza a lenda que em tempos, uma velhinha não tinha dinheiro para colocar nenhuma decoração na árvore. Durante a noite de Natal, a árvore ficou coberta de teias de aranhas e aos primeiros raios de sol, transformaram-se em ouro!

RTEmagicC_30050adc6f.jpg

Gronelândia
A tradição é de preparar uma iguaria, Kiviak, que não é mais nem menos que enfiar à volta de 500 passarinhos dentro duma pele de foca (com penas e bicos), que depois de fechada com uma linha de costura, e untada de gordura é colocada debaixo duma rocha a apodrecer durante meses. Ao que parece, a carninha fermentada fica com um gostinho a queijo de Castelo Branco!

 

Kiviak

 

Reino Unido

Aqui é tradição preparar o Christmas pudding, onde cada família tem a sua própria receita que data de há épocas! Estes pudins são quase pretos, porque cozinham durante horas e por causa do açúcar preto, a que se junta sumo ou brandy.  Manda a tradição que todos os elementos da família mexam o pudim enquanto está a ser feito e que ao ser servido deve ser regado com brandy e flambeado!

Christmas-Pudding-006

Espanha

Na Catalunha há o  Tio, um tronco oco, com perninhas e uma cara pintada. Nos dias antes do Natal, as crianças tomam conta dele dando-lhe de comer e cobrindo-o com uma mantinha durante a noite. Normalmente o tio vai ficando cada vez maior, para que no dia de Natal, seja sovado pelas crianças com paus enquanto cantam canções de Natal (Caga tió, caga torró, avellanes i mató, si no cagues bé et daré un cop de bastó. caga tió!) até que o tio efetivamente caga rebuçados e outras guloseimas!

 cagatio

Noruega

Nos tempos antigos, acreditava-se que as bruxas vinham na noite de Natal a casa das pessoas à procura de vassouras para voar. Assim, é tradição na Noruega as mulheres esconderem as vassouras de todas as maneiras possíveis!

norway

Áustria

Ao que parece, o Pai Natal tem um gémeo mau chamado Krampus, meio demónio meio cabra, que castiga e bate nas crianças que se portaram mal! É tradição que na noite do dia 5 de Dezembro, véspera do dia de São Nicolau uma multidão de Krampus saia à Rua, (já bem regados) para atazanar as pessoas que encontram pela frente!

000000krampus07-950x626

Itália

Em Itália existe a tradição da Befena, uma bruxa que vem na noite do dia 5 de Dezembro e deixa doces e presentes nas meias das crianças que se portaram bem e um pedaço de carvão para as que se portaram mal! (normalmente é um pedaço de caramelo preto e todas as crianças recebem um, porque ninguém se porta bem o ano inteiro!)

befana-italie-550x363

 

Venezuela

Aqui é tradição ir para a Igreja no dia de Natal em patins!

roller-skating-christmas-venezuela

Hawaii

Aqui o Pai Natal chega de Canoa (ou prancha de surf!)

surfing_santa_honolulu_oahuhawaii.jpeg.size.xxlarge.letterbox

Polónia

É costume deixar um lugar vago na mesa de Natal para um convidado inesperado, uma maneira de celebrar a tradição de hospitalidade. O lugar é reservado para alguém que apareça à porta, como um amigo, familiar ou mesmo um viajante. (vi uma reportagem engraçada onde um jornalista se fazia passar por um vagabundo que batia à porta das pessoas para usufruir desse lugar- claro que quase ninguém o deixou entrar! 🙂 )

christmas-decorations-table-setting

E vocês? Conhecem outras tradições de Natal engraçadas?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Segue-me no Instagram