A América do Sul é um continente incrível com uma diversidade de paisagens, culturas e atrações que torna difícil escolher onde ir numa primeira viagem, com tempo limitado. Muitos optam por Buenos Aires e Patagónia, em busca das paisagens glaciares. Outras optam por Lima e Macchu Picchu em busca da cultura Inca. Outros ainda pelo Brasil, pelas praias, samba e festa.
E a Bolívia? À primeira vista não é dos destinos na lista de prioridades. É o país mais pobre e inóspito da América do Sul, com a grande maioria do país encavalitado na cordilheira dos Andes, o que traz frio e os efeitos secundários da altitude no corpo. A comida não é grande espingarda e é provavel que nos primeiros dias andem sempre com um rolo de papel higiénico à mão. As estradas são esburacadas e sinuosas, por entre montanhas e vales, o que faz qualquer deslocação um desafio em si. Resumindo, ao fim de 15 dias no país voltarão mais cansados do que chegaram.
Sim, mas isto tudo vale a pena, acima de tudo pelas paisagens do Sul da Bolívia, na zona do conhecido Deserto de Sal de Uyuni. O mais incrível é que esta paisagem do Salar de Uyuni Bolivia nem é a parte mais bonita do percurso de 3 ou 4 dias que se faz na região, de jeep, em estradas de terra batida, por entre vulcões adormecidos, lagoas venenosas e paisagens lunares. Na verdade é difícil dizer qual a paisagem mais bonita, quando a cada encosta de montanha ultrapassada somos presenteados com (mais) uma paisagem de cortar o fôlego.
Da mesma maneira é difícil descrever por palavras o que só se pode sentir em pessoa. Até irem lá, deixo-vos as nossas melhores fotos, para terem uma ideia do que estou a falar!