Rafting em Bovec- Um dos melhores spots da Europa

Julian-Alps.jpg

Quem já experimentou fazer rafting, sabe bem que é uma experiencia de adrenalina e emoção espectacular! Após o primeiro choque com os rápidos, com a água a entrar por todos os lados, depressa esquecemo-nos que a água esta fria e concentramo-nos em não cair borda fora , escutando atentamente as instruções do guia. A necessidade de que toda a gente reme para o mesmo lado, em trabalho de equipa, é essencial para que o barco não vire , criando um laço de camaradagem entre os tripulantes. Esta é das melhores partes deste desporto e torna esta actividade óptima para uma saída entre amigos. ( despedidas de solteiro brevemente?!:)

Em Portugal, toda a gente conhece o Rio Paiva como destino obrigatório para Rafting. Na Europa,  para experienciar um dos melhores rios para Rafting, dirijam-se a Bovec, na Eslovénia, para descer o rio Soca.  ( um fim de semana prolongado com Ljubljana, lago Bled pode ser um boa ideia para umas pequenas férias!)

Bovec está rapidamente a tornar-se numa das capitais europeias de Aventura, onde para além de rafting podes fazer kayak, caminhadas, canyoning, parapente e tudo mais que as montanhas  podem oferecer. Situada a 10km da fronteira italiana, ao pé dos Alpes Julianos, no vale do Rio Soca, a vila de Bovec é um local ideal para desfrutar das paisagens montanhosas e verdes alpinas, mas com um toque eslávico, temperado com um gostinho de Áustria.

O rio Soca, alimentado pelas neves Alpinas,reúne todas as condições para praticar rafting, com secções bastante técnicas, alternadas com partes mais calmas para descansar os braços e baixar a pulsação, antes de nos lançar de novo numa montanha russa de água e adrenalina. Os rápidos neste rio são de classe 3 e 4 (máximo 5), tal como no rio Paiva.  Há certas secções que são estreitas de mais para rafting, mas estão abertas para kayaks- porém fazer kayak requer muito mais prática que rafting- é muito fácil virar-se, e bastante complicado fazer o pinguin roll, o gesto técnico para revirar o kayak- acreditem em mim, fiz uma kayak clinic no Nepal e não é facil! (sobretudo no meio duma intoxicacao alimentar…mas isso é outra historia!:)

Para iniciar a descida, após um pequeno trajecto de carro, é preciso transportar o rafting ravina a baixo, até ao rio, onde o guia dá as instruções de como se sentar, como segurar o remo, como remar, e, bastante importante, como recuperar alguém que caia à água! A partir daí, a brincadeira começa! Após a primeira onde  que varra o barco, esquecemo-nos de quão fria a água está e os  níveis de concentração tornam-se altíssimos para não perder as instruções do guia: de qual dos lados e em que direção se tem de remar, e sobretudo, saber quando tem de se parar de remar e se sentar no meio do bote!(sabemos bem que o preço de ignorar esta instrução será cair à água certamente!) E se cairmos à água?! Perigo mortal?! Não se seguirmos as instruções de segurança: pôr-se numa posição horizontal, de barriga para cima e de cabeça virada para a nascente do rio, com cotovelos metidos para dentro (para evitar a dor de cotovelo..) e utilizar os pés para amortecer impacto nas rochas- na primeira oportunidade, serás recolhido pelos teus colegas e continuarás a descida.

A melhor sensação? Manobrar o barco por entre os rápidos, remando  furiosamente à esquerda e à direita, já encharcados em água fria e suor quente, controlando onde colocar o peso do corpo de forma a não cair, e, ao chegar a uma parte mais calma, saborear o gostinho da vitória e  fazer um Hi5 com o resto da malta, utilizando os remos, juntando-os em uníssono no meio do barco! Life’s good!

bovec rafting
Creditos: Skok Šport d.o.o

 

Como Chegar: De Ljubljana, para chegar a Bovec, a melhor maneira é alugar um carro (153km, 1h50). EasyJet e Wizzair voam de Londres para Ljubljana.

Onde Dormir: Posso recomendar pessoalmente o Hotel Sanje OB Soci, onde conseguimos apanhar uma boa promoção- caso não consigam apanhar uma boa tarifa (preço normal a volta de 80 euros por noite…),   há muitas opções a partir de 30 euros no booking.com, ou  no Airbnb.com.

Onde comer: Gostilna Sovdat, na praça principal de Bovec. Boa selecção de pratos eslovenos a preços acessíveis.

Operador de Rafting: Sport Center Bovec–  Experimentámos este e não nos arrependemos- super profissionais e simpáticos.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Segue-me no Instagram