Qual a melhor maneira de dar a volta ao Mundo? Comprar um bilhete Volta ao Mundo VS ir comprando voos

images (1)

Uma das principais decisões a tomar numa volta ao mundo (para além da decisão de ir, quanto gastar e onde ir) é como ir . Há que tomar a decisão de se comprar  um bilhete de avião volta ao mundo (VAM) ou  comprar os voos, um a um,  durante a viagem.

Qual é a melhor opção? É uma pergunta difícil, já que cada uma tem as suas vantagens e os seus inconvenientes:

 

Vantagens de um Bilhete Volta ao Mundo (e desvantagens de ir comprando os voos durante a viagem)

 

starall_2150

-Custo:  A principal vantagem de comprar um bilhete VAM é que na maioria dos casos acaba por ficar mais barato que ir comprando bilhetes só de ida um a um, especialmente em voos de longa distância. Para além disso, os preços dos bilhetes de avião mudam constantemente e ficam mais caros com o aproximar da data de partida. Isto quer dizer que se optarmos por comprar bilhetes só de ida somos também obrigados a comprá-los com alguma antecedência e nas tarifas mais baratas não teremos opção de modificar a data ou de cancelar.

-Orçamento/planeamento: ao comprar um bilhete de avião VAM, uma das maiores despesas da viagem, o transporte aéreo, fica logo tratada na sua maioria, o que facilita o planeamento do orçamento disponível para o resto da viagem. Também nos obriga a fixar um itinerário, o que a nível de preparação de orçamento também ajuda! Ao comprar bilhetes à medida que se viaja, nunca se sabe se vamos ter que pagar um balúrdio à última hora por um voo que temos mesmo que tomar!

-Menos trabalho/stress durante a viagem: apesar de serem precisas várias horas de análise para comprar um bilhete de avião VAM, com análises de diferentes itinerário, preços e onde comprar, assim que se tomar uma decisão e se comprarem os  bilhetes VAM, o trabalho está feito para o resto da viagem, sem ter necessidade de estar sempre à caça dos melhores voos e preços durante a viagem.

-Segurança: o facto de ter já o itinerário planeado dá uma certa segurança ao saber por onde vamos andar e uma âncora na partida para uma aventura de um ano que é uma volta ao mundo!

-Vistos e Burocracias: ter um bilhete de avião VAM pode facilitar tratar de vistos para certos países que obrigam a um comprovativo de saída, bem como para tratar de outras burocracias, como cancelamente de contractos (de telemóvel por exemplo) que exijam um comprovativo que vamos realmente sair do país.

 

Vantagens de ir comprando voos durante a viagem (e desvantagens de comprar bilhetes volta ao mundo)

oneway

-Flexibilidade: é sem dúvida a maior razão de ir comprando os voos à medida que se vai viajando. Nunca se sabe quem vamos encontrar nas nossas viagens, que países nos vão apaixonar , onde vamos querer ficar mais tempo ou que histórias de outros sítios e actividades vamos ouvir que nos vão fazer desviar do itinerário inicial. Não ter um bilhete com itinerário já delineado dá-nos a liberdade de descobrir e ficar nos sítios que queremos, sem planos!

Go with the flow: comprar um bilhete VAM obriga-nos a saber logo de início onde vamos andar e mais ao menos quando no próximo ano. Para as pessoas que não sabem o que vão comer hoje ao almoço, planear em avanço um ano de viagem pode ser inimaginável! Se és mais go with the flow, ir comprando os voos à medida que sabes onde queres ir será a melhor opção.

-Custo: se é verdade que os os bilhetes VAM normalmente são mais interessantes a nível de preço, também é verdade se o nosso itinerário é complexo, com bastantes percursos por terra, e com voos para zonas fora das rotas mais comerciais (como por exemplo África) comprar os voos separadamente pode até ficar mais em conta, especialmente se conseguirmos encontrar voos em companhias Low Cost que não fazem parte de nenhuma aliança. Outra coisa a ter em conta é que ao comprar um bilhete VAM, quaisquer mudanças de datas ou de destinos vai involver custos que vão aumentar o preço final do bilhete VAM!

-Duração da viagem: ao comprar bilhetes à medida que viajamos, temos toda a liberdade para viajar o tempo  que quisermos. Se nos apetecer ficar 6 meses a fazer de Robinson Crusoe numa ilha do Pacífico, podemos, sem sacrificar estadias noutros sítios. Um bilhete VAM não pode exceder um ano,  e obriga-nos a voltar a casa nesse espaço de tempo, sob pena de perder o voo. Com um VAM ficar mais tempo num sítio significa obrigatoriamente passar menos tempo noutro.

– Dinheiro de entrada: Um voo VAM pode custar de 1000 e tal euros a 3000 e qualquer coisa. Pagar logo de entrada uma quantia tão grande é um investimento considerável que nem todos querem/podem fazer!

 

Dito isto, qual é a melhor opção?

 

A melhor opção é aquela com que te sentires mais confortável! A tua escolha deve depender do que é importante para ti, o tipo de experiência que queres ter, quanto tempo queres viajar, quanta liberdade precisas e se gostas/precisas de teres os custos planeados/sob controlo.

Nós optámos por uma bilhete volta ao Mundo, para os voos intercontinentais, ou seja, comprámos o voo Londres-Cape Town, Joanesburgo-Tailândia, Sydney-NZ, NZ-Santiago do Chile, e finalmente Rio de Janeiro- Londres. As datas destes voos estão mais ao menos fixas, pelo que podemos alterá-las com alguns meses de antecedência (sem grandes custos adicionais espero!), ficando o itinerário em cada continente flexível. Como tínhamos um itinerário que sabíamos à partida que gostaríamos de fazer não vimos inconveniente em marcar logo à partida um bilhete VAM. O que perdemos em flexibilidade, ganhamos nos preços dos voos intercontinentais e na segurança/menos stress/menos trabalho/facilidade de planear o orçamento.

Para ser sincero, a compra dos bilhetes VAM não foi algo com que tenhamos stressado muito. Depois de ler alguns artigos na Internet e fazer algumas pesquisas, comparando diferentes preços que me saíam no Kayak, ao procurar por voos separados, e ao comparar preços de voos VAM, em agências especializadas, os preços mais atractivos eram os da VAM, com a vantagem de dar mais segurança e ser mais prático para planear o orçamento e o itinerário. No próximo post darei mais detalhes de como escolhi o nosso bilhete VAM.

No fim, escolher entre um voo VAM ou ir comprando os voos durante a viagem depende de cada pessoa e do seu estilo de viagem. Independentemente da decisão, podes ter a certeza duma coisa…vai ser uma viagem espectacular e uma experiência única!

 

E tu? Se fosses numa volta ao Mundo, qual das opções ias escolher? Já foste numa volta ao mundo? Que opção escolheste?

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Segue-me no Instagram