
Nesta edição da rúbrica “a palavra a”, e depois de termos falado com a Joana e o Goncalo que visitaram a Islândia e a Maria Inês que visitou o Perú, vamos dar a palavra a quem é nativa duma cidade estrangeira. Escolhi Varsóvia para inaugurar esta primeira contribuição estrangeira, já que é uma cidade com que tenho uma relação especial, por ter lá morado dois anos! Pedi à Monika, a primeira pessoa que conheci quando cheguei a Polónia, e que me albergou durante vários dias, para nos falar acerca da sua cidade!
Como descreverias Varsóvia numa palavra?
Cidade de Retalhos! Varsóvia é uma combinação de velho e novo, histórico e moderno, verde e cinzento, bonito e kitsh- podes encontrar de tudo em Varsóvia!
O que é que gostas mais acerca de Varsóvia?
O facto de não ser uma cidade obviamente bonita , atraindo somente turistas curiosos!

Que factos históricos nos contarias para que compreendamos melhor esta cidade?
O que provavelmente necessita duma explicação é a balburdia arquitectónica que é Varsóvia. Para bem compreender esta mistura de estilos novos e velhos é necessário aprender alguns factos acerca da história polaca recente- A Revolta de Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial e a época do comunismo. Para bem entender estes dois momentos da história da cidade é obrigatória uma visita do Museu da Revolta de Varsóvia.
Como descreverias os Polacos em geral e os Varsovianos em particular?
Na Polónia dizemos- dois polacos, três opiniões diferentes! 🙂 Isto para dizer que cada um tem a sua opinião, mas eu acho que apesar de os polacos terem um carácter algo complicado, somos de maneira geral uma nação amigável e adoramos quando um estrangeiro tenta falar polaco!
O que é que os habitantes de Varsóvia fazem ao fim de semana?
Vão passar o fim de semana à sua terra natal!:) Os que ficam ou os que são de Varsóvia, passam o fim de semana num dos 76 parques de Varsóvia, a passear, andar de bicicleta, andar de patins , numa esplanada ou a tomar banhos de sol. No Inverno, e especialmente na época festiva, os varsovianos gostam de passear na cidade velha e admirar as bonitas decorações de natal!

Que itinerário recomendarias a alguém para descobrir Varsóvia em dois/três dias?
Dia 1- O caminho Real
Este é a rota que vai da Cidade Velha até ao Palácio de Wilanów (antigo palácio de campo dos reis polacos). Começas na Cidade Velha, descendo a rua Krakowskie Przedmieście e a rua Nowy Świt até à praca Trzech Krzyży. Depois apanhas um autocarro (ou caminhas) até ao Parque Łazienki. Depois de passear pelo parque apanhas um bus para o Palácio de Wilanów.

Dia 2: Visita a Museus
- Museu Nacional que alberga coleções de arte antiga e moderna Polaca.
- Museu Chopin– um museu moderno e interativo e por isso vale apena a visita mesmo se não fores um fã de musica clássica.
- Fotoplastikon-um museu de fotografia com coleções de fotografias antigas de Varsóvia e de todo o Mundo.
- Museu da Revolta de Varsovia
Para acabar o dia, visitem o terraço do Palácio da Cultura!
Dia 3- Powiśle e Praga
Para sair do percurso turístico, visitem os bairros de Powiśle e Praga, especialmente no Verão. A zona de Praga é famosa pelas galerias de arte alternativas alojadas em antigas fabricas, e bares e discotecas cool. Se fores durante a noite, talvez seja melhor ires com um amigo polaco para te mostrar onde ir e os sítios a evitar! Powiśle é perfeito para chill out no verão num dos bares ou parques à beira rio.

E falando de comida, que pratos típicos a provar?
Żurek (sopa), pierogi (uma espécie de raviolis polacos com diferentes recheios), bigos (couves fermentadas com diferentes tipos de carne, idealmente para comer no inverno), szarlotka (tarte de maçã) e sernik (cheesecake).
Que restaurantes recomendarias em Varsóvia?
Para restaurantes budget, experimentem um dos “Bares de leite” de Varsóvia. O melhor e o mais moderno é o Prasowy na rua Marszałkowska . A comida é simples mas deliciosa e extremamente barata!
Para algo mais gourmet, mas com preços ainda razoáveis, experimentem o restaurante Różana ou o Soul kitchen . Para uma cozinha polaca de topo, vão ao Tamka 43 ou ao Atelier Amaro. Preparem-se para gastar uma fortuna!

E coffeshops? Diz-nos alguns simpáticos!
Alguns dos meus cafés preferidos em Varsóvia são o Próżna, o Szpilka, e o Charlotte.
E se quisermos comprar alguns souvenirs?
– Doces Wedel, da loja de chocolates na rua Szpitalna 8
-Artesanato Cepelia.
-Luvas feitas à medida na Rua Chmielna numero 10. É uma loja com mais de 100 anos, datada de 1900. Nao tem site web, mas aqui fica um artigo com algumas fotos.
-Roupa- Risky, uma marca Polaca.
Como irritar um Polaco/Varsoviano?
Polaco- Dizer que o Chopin e a Marie Skłodowska (Curie) eram franceses e que Copernicus era Alemão!
Varsoviano- Dizer que a cidade é feia e cinzenta!
3 Frases polacas a aprender?
Dzień dobry– Bom dia
Wodę niegazowaną poproszę– Água sem gás por favor
Dziękuję– Obrigado
Algumas curiosidades da cultura Polaca?
– A ultima terça feira da época de carnaval é a Quinta Feira Gorda, altura em que comemos pączki (bola de berlim polaca) e faworki (um tipo de pastelaria) até cair para o lado!
– Se visitarem a Polónia durante a Páscoa, tenham cuidado para na Segunda feira de Páscoa para não ficarem completamente molhados! A tradição mandava que os rapazes entornassem baldes de água nas raparigas que gostavam. Hoje em dia a tradição mudou e bandos de jovens percorrem as ruas a molhar toda a gente!
