Por volta de 2013, quando comecei o 125azul, li muito acerca de como criar blogs, como atrair audiências, etc… Uma das coisas que retive foi que mais de 90% dos blogs, não duram mais que cinco anos… Em 2020, tendo começado este blog em 2013 e sem escrever um artigo desde 2017, o 125azul é (quase) parte destas tristes estatísticas!
Há tantas razões pelas quais as pessoas deixam de blogar, mas como em qualquer projecto, assim que a motivação e prioritização deixa de existir, estamos no bom caminho para deixar o blog ao abandono! Durante os últimos 3 anos a minha vida pessoal e profissional foi uma excelente desculpa para ter deixado de blogar: Mudei de cidade , de Nice para Berlim, (e entretanto ainda para Bangkok!), casei e tive duas filhas, sem falar dum trabalho de alta intensidade… o tempo livre deixou de ser muito e a capacidade intelectual dos momentos livres muito reduzida, pequena de mais para pôr energia a escrever! Mas acima de tudo, o porquê de blogar deixou de ser claro ou importante, o que pôs o 125azul ao abondono completo…
Há cerca de uns três meses, duas coisas aconteceram que fizeram este blog literalmente ressuscitar:
A primeira foi um problema técnico que me fez perder 80% dos artigos que escrevi, sobretudo os da volta ao mundo- O impacto emocional foi enorme, não só pelo tempo que investi nestes artigos mas porque efectivamente me apercebi que acima de escrever para vocês estava a escrever para mim. O valor de poder ler as histórias detalhadas, em jeito de memória, das viagens feitas, uma das mais precisosas recordações da vida, é imenso! Esta tem que ser a verdadeira motivação de blogar, mais que partilhar com o mundo estas viagens.
A segunda coisa foi ter descoberto recentemente o poder de escrever todos os dias, em jeito de diário, os problemas, inquietações e dúvidas do dia à dia. Traz claridade ao pensamento, ajuda a tomar decisões e serve um pouco como terapia para nos acalmar e assegurar em momentos mais difíceis! Sem falar no facto de servir como um documento detalhado da nossa vida, para podermos ler daqui a muitos anos! Tenho escrito regularmente nos últimos três meses, e acho que parte desta escrita pode ser dedicada ao 125azul, especialmente a parte relativa às experiências de vida e viagens (a parte dos problemas guardo para mim, imagino que já tenham a vossa própria dose a gerir!)
Entretanto consegui recuperar 95% dos artigos escritos, especialmente a totalidade dos da volta ao mundo, tendo apenas perdido uns poucos da última viagem ao Sri Lanka. Como miminho ao 125azul, fiz um remake total ao website e prometi a mim próprio que iria actualizar o blog com as viagens feitas entretanto. E claro, contar-vos acerca por onde tenho vivido. De 2017 a 2019 morámos em Berlin e desde Maio de 2019 em Bangkok, de onde escrevo este artigo!
E em jeito de terminar o artigo, que melhor altura para relançar um blog de viagens que no meio duma pandemia?! O mundo precisa de toda a inspiração possível para voltarmos a viajar assim que seja possível e seguro!
