A Garden Route

DSC_0150.jpg

A Garden Route,  estende-se de Wilderness até ao fim do Parque de Tsitsikamma, ou, de uma maneira mais abrangente de Mossel Bay (onde Bartolomeu Dias desembarcou depois de atravessar o cabo da Boa Esperança) a Port Elizabeth. É uma das estradas panorâmicas mais famosas da África do Sul.  A N2 atravessa toda esta região e de Wilderness é possível avistar toda a costa, revestida com prais arenosas que as ondas de espuma branca varrem sem se cansar. É uma paisagem que me faz lembrar a costa marítima Portuguesa.

DSC_0150

Tal como o nome indica, na Garden Route o verde é a cor predominante, com muitas florestas, de diferentes tipos de árvores, sempre com as montanhas como cenário de um lado, e de vez em quando o mar do outro. A melhor maneira de explorar esta região é mesmo de carro, para se ir fazendo paragens nas cidadezinhas pelo caminho.

Para quem se queira mesmo embrenhar na paisagem da Garden Route, então a melhor maneira é mesmo passar um ou dois dias no parque de Tsitsikamma, onde se podem fazer caminhadas, passeios de barco e basicamente todos os desportos radicais que se possa pensar. Esta zona é mesmo por excelência um sítio para fazer coisas, mais do que ver. Se tiverem oportunidade, venham com tempo (e algum dinheiro) para aproveitar todas as coisas que há para fazer.

A nossa base de exploração da Garden Route foi Knysna, uma estância balnear conhecida pela sua lagoa de água salgada, que tem sido eleita nos últimos anos como o melhor sítio para passar férias na África do Sul! A cidade em si não é nada de especial, tal como a maioria das cidades por onde passamos (são cidades novas, onde todos os edifícios são recentes e houve pouco cuidado a restaurar ou preservar edifício mais antigos, também por motivos históricos- as diferentes administrações que se sucederam (holandesa, inglesa, afrikaners e agora mais recentemente negra) fizeram questão de deixar um marco arquitectónico nas cidades, muitas vezes às custas de edifícios antigos deixados pelos antigos gerentes). Mas o cenário onde está inserido com a lagoa e montanhas em redor, assim como as longas praias de areia nas redondezas fazem com que esta cidade seja facilmente das mais bonitas da Garden Route.

IMG_3704

 

IMG_3703

 

DSC_0127

 

DSC_0133

 

Em Knysna, ficamos no Bed & Breakfast Turning Tides, na Leisure Island. Os donos, uma casal de senhores já com alguma idade, são SIMPATÍCÍSSIMOS e muito prestáveis. Falar com eles, ouvir as dicas de como explorar a região e o pequeno almoço incrível foram sem dúvida o highlight da nossa estadia em Knysna. A Sra. Joan e o Senhor Ian, viviam em CapeTown, onde trabalhavam como médicos, e quando se reformaram compraram uma grande casa em Knysna, à beira da lagoa para que os filhos e netos pudessem visitá-los. Mas como nem sempre os filhos podiam vir,  estes senhores resolveram abrir um B&B, um pouco para poder continuar a tomar conta de outras pessoas, tal como fizeram toda a sua vida, enquanto médicos. Este casal está também muito envolvido em projectos de solidariedade com as favelas locais, especialmente com pessoas com deficiências motoras ou orfãos que os pais morreram de Sida. Podemos dizer que foi uma experiência altamente inspiradora conhecer um casal como este!

(Declarações de interesses: ficámos neste B&B a convite do casal de proprietários, mas as opinião aqui expressas são as nossas (isto é adorámos mesmo este sítio, tal como as reviews do tripadvisor mostram!)

IMG_3690

 

test

 

IMG_3694

IMG_3691IMG_3692

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Segue-me no Instagram