Como fazer um grande viagem todos os anos

2013-12-27_1517.png

“Ah e tal, não tenho guito para viajar…”Se tivesse uma moedinha por cada vez que ouvi isto…

Fazer aquela viagem de sonho, a um país longínquo  parece muitas vezes isso mesmo…um sonho! Quando olhamos para as brochuras de agências de viagens, e vemos os preços nas largas centenas/alguns milhares de Euros, conformamo-nos com a vida, caímos na realidade e dizemos que este ano vamos fazer uma prainha baratucha  e passar um fim de semana a casa do primo que ta em  Londres/Amsterdao/Paris…. viagens mais longe vão ter que esperar que me saia o Euromilhões….

Não há mesmo outra hipótese certo? ERRADO!

Toda a gente pode viajar, desde que se tenha verdadeiramente vontade e se esteja motivado para fazer alguns sacrifícios!É antes de mais uma questão de prioridades. A partir do momento que viajar fôr uma prioridade à frente de festivais, mariscadas, bola, gadgets ou roupa é possível fazer uma grande viagem por ano. O que é preciso planeamento meticuloso e execução rigorosa. Balelas? Deixem-me mostrar-vos:

Se comprarem hoje um bilhete na Lufthansa para Bangkok, para uma estadia de 20 dias, em Junho custa-vos 600 Euros ( se tiverem atentos a promoções, este valor pode ainda ser mais baixo).

2013-12-27_1517

Se contarem 50 euros por despesas diárias , o que é muito mais que suficiente (vai dar para souvenirs para a família toda, fazer mergulho, ficar em quartos privativos e comer algumas refeições mais caras ) durante 20 dias, dá 1000 euros.

Ou seja, têm de arranjar 1600 euros para ter umas férias de sonho! De Bangkok, pode-se ir facilmente para qualquer pais da Sudoeste Asiático, ou por terra, ou utilizando uma low cost como a Air Asia (o vosso orçamento de 50 euros por dia conseguira cobrir um bilhete para a Indonésia ou para o Myanmar por exemplo).

Agora que já há um número, como arranjar 1600 euros? É essa A questão certo?

Para , e como diria o alpinista português Ângelo Felgueiras, toda o elefante come-se às fatias fininhas. Dividam os 1600 euros numa fatia mais fininha mensal, que dá 133 euros. Ou ainda numa mais fininha que é uma semanal de  33.25 euros. Acham que conseguiriam fazer um esforço e gastar menos 33.25 euros por semana (ou 4.75 por dia) para poderem fazer uma viagem de sonho, de 3 semanas, todos os anos?! Se acham que vale o sacrifício, aqui estão algumas ideias: 

tabela_poupanca_custos

Reconhecem algumas das vossas despesas que talvez possam viver sem elas? E que tal se começarem a pensar noutras despesas mensais que tenham que podem vos ajudar a poupar mais uns trocos (largos)? Tvcabo- precisam mesmo desses canais todos? Telemóvel- não dá para arranjar um tarifário mais barato? Ginásio- vais vezes suficientes ou continuas a pagar por peso na consciência? Porque não começar a correr, já que está na moda? E começar a comprar menos produtos de marca no supermercado!? E por de parte um ou outro fim de semana prolongado num sítio pertito?

Algo mais drástico: Imaginem para vocês mesmos que o Passos Coelho acabou de lançar mais uma taxa de 10% sobre todos os salários. Conseguiriam sobreviver? Se sim, imponham essa taxa a vocês mesmos, e em vez do dinheiro ir para os do costume, vai parar a vossa conta de viagens. Vão ver que duma forma ou de outra, o dinheiro vai ter de chegar.

Agora, se deixarem de comprar aquele bilhete para a bola/concerto, aquela pecinha de roupa a mais ou aquele telemóvel último modelo, fica ainda tudo mais fácil!

Acima de tudo, o mais importante é que vocês se paguem a vocês mesmo em primeiro. O que quer isto dizer? Quer dizer que tens de criar uma conta separada, e fazer uma transferência automática do que te propões a poupar no inicio todos os meses com todas estas pequenas artimanhas- e esse dinheiro é sagrado- Posso-vos garantir que ter um objectivo a curto prazo (de sonho) e um valor certo a poupar ajuda nos sacrifícios do dia à dia! Quando tiverem a beber um cocktail numa praia longínqua vão-me dar razão!

Que acham? Acham que conseguiriam poupar este dinheiro? Que outras técnicas têm para poupar dinheiro?

Toca a poupar e boa viagem!

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Segue-me no Instagram