No meu último post contei-vos o meu itinerário planeado para a volta ao mundo. A nível do itinerário para cada país, não temos ainda planos nenhuns fixos- o espírito duma viagem longa destas é mesmo este: acordar cada dia e ver onde a estrada e nossa vontade nos leva. Se quisermos ficar mais uns dias naquela montanha ficamos. Mais uns dias a recarregar baterias numa cidade a ver filmes e a comer Macdonalds? Permitido. Vegetar durante uma semana num bungallow a 5$ em cima da praia? Don’t worry, be happy! (isto é o meu romantismo a falar- na realidade a carteira e a meteorologia vão ter uma palavra a dizer!)
Porém, este estilo de viajar vai ter que se adaptar em dois países pelo menos, quando os nossos pais nos vierem visitar. Os meus pais, que me passaram o bichinho das viagens, (directamente herdado do meu avô, segundo a minha mãe) já têm alguma estaleca de viagens, e por tanto estão mais cool com os planos para a viagem na Nova Zelandia- Alugamos uma auto caravana, fazemos uma pesquisa antes e fazêmo-nos à estrada. Os pais da Hélène, não por serem franceses, mas pelo seu estilo de férias ter sido sempre mais pacato, tipo alugar uma casa na praia, nunca fizeram grandes viagens, e estavam algo receosos de partir tão à aventura, e consideravam mesmo utilizar uma agência de viagens! Algo que recusei prontamente- não que tenha algo contra as agências de viagens, acho que para certas ocasiões e para um certo público alvo são ideais- mas porque seria completamente contra o espírito da viagem, e borderline um insulto à minha hospitalidade on the road e capacidade de organização dum itinerário!
Vai daí organizei um itinerário, baseado na minha experiência anterior no Vietname, para lhes assegurar que tudo estava planeado e previsto. Partilho-o com vocês hoje:
Dia 1– Chegada a Saigão. A nível de voos, podem ou voar directamente da Europa, mas talvez mais barato e conveniente seja voar para Bangkok, passar uns dias na SinCity e depois apanhar Air Asia, a low cost do sítio. Se tiverem alguns dias, poderão fazer por terra o Cambodja, e ir ver os templos de Angkor Wat, e depois seguir ou por autocarro ou por barco para Saigão. Dependendo das horas de chegada, descansar e ver a cidade. Poderão ficar neste hotel.
Dia 2– De manhã visitar os tuneis de Cu chi, do tempo da guerra do Vietname- À tarde vistar Saigão e os seus mercados.
Dia 3- Direção Delta do Mekong. Poderão ficar alojados aqui e fazer um cruzeiro pelo delta do Mekong (PS: há inúmeras agências de viagens que organizam um day trip de Hanói. Eu fiz isto e se bem que vi alguma coisa, fiquei desiludido, e foi a típica visita em que passámos N tempo em lojas…não caiam no mesmo erro, e fiquem uma noite no Delta do Mekong e tentem arranjar um bom cruzeiro/passeio).

Dia 4– Visitar o Mekong de manhã- à tarde voltar a Saigão e apanhar o comboio nocturno para Danang. (PS: se tiverem mais alguns dias e quiserem fazer praia, a ilha de Phu Quoc, no sul do Vietname é o sítio ideal para o fazer)
Dia 5-Chegada a Danang, um cidade portuária com pouco interesse- partida imediata para Hoi An, uma vila encantadora de pescadores. Poderão ficar aqui por exemplo.
Dia 6- Hoi An e as suas praias (podem aproveitar para mandar fazer fatos e vestidos à medida aqui!)

Dia 7- Partida de Hoi An em Direção a Hue. Saiam de manhã cedinho, de preferência com um táxi, para poder aproveitar o dia inteiro em Hué, antes de partir em direção a Hanói, de comboio nocturno.
Dia 8– Chegada a Hanói de manhã. Visita da cidade. Poderão ficar aqui.
Dia 9– Partida para Halong Bay. Cruzeiro durante o dia e estadia durante a noite. Vêr o pôr do Sol e nascer do sol. PS: há dezenas de barcos diferentes, para todos os orçamentos, e centenas de agências de viagens a vender os diferentes barcos, a milhares de preços diferentes, consoante a vossa capacidade de regateio. Fazer bem o trabalho de casa. Esta empresa tem boas reviews, mas é mais carota!

Dia 10– Regresso a Hanói ao fim do dia.
Dia 11– Visitar Tam Coc, a Halong Bay nos arrozais. Qualquer agência de viagem ou hotel vos consegue arranjar um programa de dia a preços acessíveis. Ao fim do dia apanhar comboio com direção a Sapa.
Dia 11 e 12– Chegada a Sapa e chill out durante o dia enquanto procuras por um operador trekking para o dia seguinte. Há muita oferta e não há nada como comparar diferentes itinerários, preços e qualidade do alojamento (tentem ficar a dormir em casa de alguém nas montanhas, mais autêntico). Caso prefiram reservar com antecedência, façam bem a vossa pesquisa. e cuidado com as imitações- o Vietname é conhecido por ter 50 Agências de viagens com o mesmo nome que copiaram da agência original, e todas afirmam ser a verdadeira! 🙂 Em Sapa poderão ficar aqui na primeira noite.

Dia 13– Acabar o trekking de dois dias e apanhar o comboio de regresso para Hanói.
Dia 14- Chegar a Hanói, descansar e comprar souvenirs.
Dia 15- Voo de regresso!
Este foi o itinerário que preparei para os pais da Hélène. Como viram, os hotéis não são a preços exorbitantes, mas podem encontrar muito mais barato, a uma boa qualidade-O vietname é dos países do Mundo com melhor relação qualidade/preço nos hotéis! No booking.com ou no Agoda.com têm muita oferta. A adicionar a este itinerário, recomendaria uma paragem entre Saigão e Hoi An, em Dalat, para conhecer o centro do Vietname, uma área menos turística. Acima de tudo, façam um ou dois dias de tour de Mota, com esta empresa. Foi a melhor experiência que tive no Vietname, onde deu para ver o verdadeiro Vietname, dos arrozais e dos chapéus bicudos de perto!
Et Voilá! Que acham deste itinerário? Se já tiveram pelo Vietname, que fizeram de diferente?
Boas viagens!