Perguntam-me frequentemente quais foram os meus países favoritos até agora, especialmente os que visitei durante a minha viagem de 8 meses à volta da Asia ou quando vivi na Europa de Leste. Aqui estão 5 destinos que adorei e que aconselho a irem o quanto antes:
Croácia: A Croácia é um destino de férias completo. Aqui podes encontrar um dos parques naturais mais bonitos do mundo, os Lagos Plitvice. Tens paisagens pitorescas de campo, parecidas com a Toscânia, no norte, na zona de Ístria. Muitas praias de água límpida que só da vontade de mergulhar ( atenção: praias de areias são raras, por isso tá-se mesmo melhor na água que cá fora!:). Podem ainda juntar centenas de ilhas para explorar, uma herança de monumentos e arquitetura do período romano e das republicas Italianas ( sim, aquelas que os Portugueses arruinaram ao desviar o comércio de especiarias, com a descoberta do caminha marítimo para a Índia), uma gastronomia simples e boa à base de grelhados de peixe, parecida com a portuguesa, e, para quem como eu se interessa por política internacional, um passado recente cheio de eventos (separação da Jugoslávia) que poderás discutir com os locais.
Irão: ultimamente tenho ouvido mais e mais pessoas a falarem boas coisas do Irão. Completamente merecido. O Irão é provavelmente, e não por muito mais tempo o tesouro escondido do Turismo Internacional. Vitima talvez duma m publicidade dos seus líderes políticos mais radicais, dos media internacionais que colocaram este pais no eixo do mal em todos os sentidos, evitando uma análise mais rigorosa, e de uma vizinhança pouco tranquila (Iraque, Afeganistão) o Irão suscitou durante muito tempo sentimentos de intolerância religiosa e insegurança nos turistas. Nada mais falso. O povo iraniano é do mais hospitaleiro que existe, ao ponto de não vos deixarem pagar o táxi ou o café ao saberem que são estrangeiros. Louros e de olhos azuis? preparem-se para ter pessoas a pedirem para tirar fotos com vocês. No meio de tanta hospitalidade e simpatia, atrações turísticas como Persopolis ou as mesquitas de azulejo colorido tornam-se quase secundárias!
Nepal: Adeptos de desportos de aventura?! Este é o vosso destino! De trekings no Everest, a rafting nos rios dos Himalais, passando por canyoning em quedas de água de 50 metros, este país transpira adrenalina! Juntem a isto preços atractivos, um povo muito simpático, uma capital cheia de cafés, bares e restaurantes para backpackers e muitos templos budistas e cidades antigas para os dias de descanso.
Myanmar: em pleno processo de abertura, este pais, tornado conhecido a muitos pela famosa nobel da paz Suu Kyi, é daqueles que convém ir asap. Em pleno processo de abertura politica e economica, esta a passar por um boom de investimento que ira alterar completamente o pais. Esta rapidamente a tornar-se no pais da moda para Franceses visitarem, mas penso que poderão ainda beneficiar da simpatia dos habitantes locais, não expostos ainda ao turismo de massas dos outros países do sudoeste asiático, e aproveitarem para visitar com calma e solidão o magnifico complexo de templos de Bagan.
Mongólia: Imaginem um pais amplo. Um pais onde o céu engole todos os outros elementos da paisagem e aproveita o protagonismo para mostrar todas as cores e formas de nuvens que noutros lugares passariam despercebidos. Assim é a Mongolia, cheia de céus, de estepes amplas, com cavalos a pontuar o verde e uma ou outra tenda redonda, os yurks, a mostrarem que ha tb um lado cultural, o de um povo herdeiro do segundo maior império geográfico de sempre (atras do Inglês) , o de Genghis Khan, com muito para mostrar! Com alguns dos maiores jazigos mundias de cobre, ouro e minério, a Mongólia esta a passar por um boom mineiro, que ira mudar radicalmente muitas das paisagens e o estilo de vida dos seus habitantes. A visitar o mais rápido possível!