Uma viagem à volta do Mundo é antes de mais um projecto que requer, para além de muita motivação e uma ponta de loucura, muito planeamento e execução!
Toda a gente nos diz que devemos estar em pulgas para que chegue a nossa volta ao mundo e andar a viajar durante um ano! Devemos estar super excitados, sem conseguir pensar noutra coisa não??!!Para te ser franco, temos estado tão ocupados que às vezes nem nos apercebemos que estamos prestes a partir nesta aventura!
O planeamento da viagem e preparar toda a logística de pôr a “vida real” on hold, durante um ano, é quase por si só um trabalho a tempo inteiro. Se juntarmos a isso o trabalho das 9 às 5, ( e para mim, treinar para um triatlo agora em Abril) não sobra muito tempo para day dreaming! Claro que quando arranjamos um tempinho e nos sentamos a beber um café na varanda, começamos a imaginar o ano que temos pela frente, ficamos super felizes e contentes com a nossa decisão! Seria tão bom se pudéssemos apanhar uma boleia no Dolereon do regresso ao futuro, e avançarmos no tempo directamente para o dia 15 de Julho, Heathrow Airport, onde vamos apanhar o nosso voo British Airways para Capetown…
Bem, estamos quase lá, mas antes ainda há muita coisa a preparar! Sinto que nos últimos tempos não avançámos grande coisa com o planeamento da viagem e a 3 meses e meio da data de partida entramos numa fase crítica. Por isso fiz uma check list detalhada das coisas necessárias no planeamento duma grande viagem para teres uma ideia da logística envolvida e que nos servirá a nós para nos organizarmos melhor e ver o que está feito e o que falta fazer. Muitos dos items desta lista merecem, por si só, explicações mais longas, pelo que esta lista também é um to do list de posts a escrever nos próximos tempos.
Viagem:
-Motivação: Decidir-se a ir e porquê– mal de nós se ainda não tivéssemos checado isto na lista!
-Decidir os pilares da viagem/itinerário: esta foi logo uma das primeiras coisas que fizémos. Eu queria muito visitar África, a Austrália e a Nova Zelândia, enquanto a Helene tem muito interesse pela Ásia. Como a ideia da Volta ao Mundo é daqueles tipos de viagem que todo o viajante quer fazer uma vez na vida, decidimos incluir a América do Sul no nosso itinerário e assim dar a volta ao mundo. Vejam o itinerário aqui.
-Budget: Esta foi também logo uma das primeiras coisas que fizémos. Ao todo vamos poupar 18 meses para a viagem, e temos um orçamento que considero realista e com margem para algum conforto/imprevistos/extras. Escrevi um post detalhado acerca deste tema. Se ainda não leram, vale a pena.
-Voos: Asim que poupámos dinheiro suficiente, foi a primeira coisa que comprámos, para tentar arranjar um bom preço mas acima de tudo para já não podermos voltar atrás! Ainda nos faltam comprar alguns voos no sudoeste asiático que iremos comprar mais perto das datas, e decidir quando vamos voar da NZ para o Chile, e do Rio para Portugal. Um post virá no futuro de como escolhemos os voos.
-Vistos: A maioria dos países onde vamos andar não precisam de vistos, ou podemos tirar à chegada. Porém alguns penso que sim, como Moçambique- Ainda não tratámos disto
-Vacinas: tenho que admitir que esta é daquelas partes importantes que tenho descurado um pouco, apesar de a Hélène andar em pânico há vários meses! 🙂 Ela está um pouco a tratar desta parte, mas penso que o status é que vamos tomar três vacinas (Febre Amarela, Hepatite A e Febre Tifóide) mas ainda não sabemos se vamos tomá-las aqui em França ou Portugal (depende de onde fôr mais barato!)
-Seguro de Viagem- Já temos uma ideia do seguro que vamos utilizar, uma companhia francesa chamada Chapka Direct, mas ainda temos que fazer uma última análise. Toda a gente fala maravilhas da Worldnomads, que já utilizei, (mas sem nunca ter necessidade de activar). Penso que também vou dizer à Hélène de tratar disto, já que está incluído na parte de saúde/segurança, a parte que, mais que eu, ela precisa de se sentir à vontade e assegurada durante a viagem. Em todo o caso, irei escrever um post sobre este tema, assim que tomarmos uma decisão.
-Passaporte, BI- Já os renovei, especialmente para a viagem- Check!
-Carta de condução Internacional- Em alguns países do mundo é preciso uma carta de condução internacional para se alugar um carro. Para a África do Sul, já li em foruns que uma carta de condução da UE é válida, mas ainda tenho de verificar para os outros países (Austrália, NZ, América do Sul..)
-Cartões de crédito- O nosso banco online francês, Boursorama, não cobra taxas por se levantar dinheiro ou fazer pagamentos no estrangeiro. Em todo o caso vou ter que analisar mais uma vez os custos de levantar dinheiro e de fazer pagamentos no estrangeiro e vêr se há algum banco aqui em França ou em Portugal que nos permita poupar mais dinheiro.
-Equipamento
1) Mochila- A minha está escolhida, a da Hélène em tempos também esteve, mas mudou de ideias e agora temos que procurar uma nova. Um post virá cerca deste assunto.
2) Packing List- O que vamos levar na viagem? Vamos tentar seguir o mais possível a regra dos 3, no que diz respeito a roupa.Não sabem qual é a regra dos 3? Fica para um próximo post!
3) Máquina Fotográfica- Vou levar a minha Nikon D90 com uma lente de 18-105 e espero finalmente sair do modo Auto!
4) Gadgets- Cada um de nós irá levar um computador e/ou tablet para ler e trabalhar durante a viagem. Ainda não escolhemos exactamente o modelo que vamos levar. Também temos que decidir o que vamos levar a nível de telemóvel e para ouvir música. A detalhar num próximo post.
5) Música, livros, filmes: Temos ainda que fazer a pré-seleção do material de entertenimento. Iremos precisar da tua ajuda nesta parte, com algumas sugestões!
6) Estojo de Medicamentos: muito imodium, aspirinas, e uns comprimidos para a Malária provavelmente. A preparar (pela Hélène também!:). A detalhar num próximo post.
– Alugar carro África do Sul: Vamos fazer uma roadtrip na África do Sul e Namíbia, e quero alugar o carro com antecedência, para ver se conseguimos encontrar um bom negócio.
– Reservar alojamento primeiros dias: O único alojamento que vamos reservar com antecedência serão os primeiros dias em Capetown, só para a fase de adaptação!
– Preparar visita pais da Hélène: Os pais da Hélène vêm-nos visitar durante 15 dias ao Vietname. Como descrevi neste post, tivémos que preparar todo o itinerário para os convencer que não seria preciso utilizar uma agência de viagens! Mas ainda temos que tratar da maior parte das reservas…
– Preparar visita dos meus pais- Os meus pais vêm nos visitar por volta de Fevereiro à Nova Zelândia. Também temos que ajudar a comprar voos e a preparar por alto o itinerário da viagem!
Pôr a vida real on hold
-Emprego: Esta foi das primeiras coisas que tratámos também. Eu vou utilizar uma lei genial em França que permite aos trabalhadores, com dois anos de casa, tirar uma Congé de Creation d’enterprise, ou seja uma licença sabática de um ano, extendível a dois, para criar a sua própria empresa. Ao fim do primeiro ou do segundo ano, poderei voltar para a minha antiga empresa, onde eles serão obrigados a me dar uma posição no mesmo departamento, com as mesmas condições salariais!! Porquê uma licença de criação de empresa? Bom, porque esta viagem à volta do mundo não é somente uma viagem, tem também uma componente de projectos profissionais, que a bom tempo irei revelar! Stay tuned! 😉 A Hélène, pour trabalhar numa empresa pequena, não pode beneficiar desta liceça, por isso vai simplesmente se demitir e quando voltarmos (aqui ou a outro sítio qualquer)irá procurar um novo emprego.
-Dizer à família e amigos: foi difícil manter em segredo a viagem durante muito tempo. Mas depois de pensarmos na ideia durante alguns meses e de nos assegurar-mos que realmente íamos, rápidamente contámos a toda a gente! Um marco importante e emocional! 🙂
-Casa: Nós moramos num apartamento que alugamos directamente a um amigo. Adoramos aqui morar, e sabendo quão difícil é de encontrar bons apartamentos a preços razoáveis na região, conseguimos encontrar um outro amigo que está de acordo a sub alugar o nosso apartamento durante apenas um ano, com o acordo do proprietário. Assim sabemos que teremos o nosso apartamento à espera se quisermos voltar ao Sul de França e que poderemos deixar mesmo algums móveis e coisas nos arrumos.
– Coisas: A maior parte das coisas vamos pôr em caixas e malas e levar para a garagem dos pais da Hélène. (Que moram a 400 Km de nós, o que vai requerer alguma logística…). Mas também vamos aproveitar a viagem para fazer um grande triagem de roupa antiga e coisas que se acumularam ao longo dos anos para dar/vender/deitar fora. Entretanto já fomos vendendo bastantes coisas.
-Carro/Moto: o meu carro, com matrícula portuguesa, que trouxe de Portugal há quase 5 anos, estava já em fase terminal, e as constantes reparações tinham-se tornado um peso no nosso orçamento mensal, que já era diminuto com a poupança para a viagem. Sendo assim, durante o Verão comprei uma scooter, e entranto mandei o carro para a sucata. Foi pena porque ainda estava em boas condições, mas não aguentaria uma viagem de volta para Portugal, não o podia vender aqui (porque tinha a matrícula portuguesa) e não tinha dinheiro para o manter! A scooter irei vendê-la antes de partir e o carro da Hélène vamos deixar na garagem dos pais dela.
-Impostos: esta é uma parte que tenho de tratar urgentemente e ver a nível de declaração de impostos o que é preciso fazer.
-Telefone,Internet,Tv, Seguros- A cancelar antes de irmos embora.
-Desbloquear Telemóveis- Iremos levar os nossos telemóveis durante a viagem (viajar com um smartphone é super prático, digam o que disserem os puristas das viagens!) e vamos ter que os desbloquear para poder pôr sim cards locais.
-Procuração: Vamos deixar uma procuração em Portugal e França aos nossos pais para tratarem de papelada caso seja necessário.
– Scanar documentos: Importante ter todos os documentos possíveis e imaginários scanados, quer seja para tratar de algum imprevisto relativo à viagem ou relativo a burocracias em casa.
– Routine Check Médico: Ir ao dentista/oftalmologista, para estar ok para a viagem e aproveitar os últimos benefícios do sistema de saúde francês!
– Animais de estimação- O nosso peixinho, o tótó III, vai ficar no nosso apartamento, ao cuidado do nosso amigo que vai sub alugar o apartamento!
-Correio/mudar moradas: mudar a nossa morada em todos os sítios para a casa dos pais da Hélène, e activar o serviço nos correios de re enviar todo o correio para a morada deles.
-Festa de despedida: Obrigatório! Já está planeada, um mega picnic na praia, no dia 21 de Junho, dia da Festa da Música e início do Verão! Estás convidado!
Et voilá! É esta a lista das coisas mais importantes a preparar/fazer antes de se lançar numa volta ao mundo! Esquecemo-nos de alguma coisa?! Deixa a tua sugestão nos comentários please!
A lista completa, com 48 items, em formato excel e pronto a ser utilizada, está disponível para os assinantes da newsletter da 125azul, um grupo exclusivo de leitores, que para além de updates semanais do blog, recebem de vez em quando uns miminhos extras, como estes. Ainda não te inscreves-te? Então agora é o momento ideal!
Clica aqui, e para além de receberes a check list exaustivo de tudo que é preciso planear para quando se vai fazer uma grande viagem, também terás acesso a uma lista com mais de 250 websites indispensáveis para planear qualquer tipo de viagem!