Depois da tempestade vem a bonança…. e no nosso caso aplicou-se tão bem!
Depois de 2 dois dias chuvosos em Capetown, em que nos tivémos que ambientar às realidades específicas deste país, como as disparidades sociais, a pobreza, os cuidados de segurança e compreender a intricada realidade sócio racial, o sol finalmente apareceu no dia em que os senhores da Meteorologia o anunciavam. Resolvemos estender a nossa estadia em Capetown mais dois dias para dar uma segunda oportunidade a esta cidade, ou mais propriamente aos seus arredores…e que decisão acertada!
Ao fim de dois dias a passear na Península de Capetown, até ao Cabo da Boa Esperança e a passear na zona das vinhas, posso afirmar que a África do Sul tem das paisagens mais bonitas e espectaculares que já vi. Há qualquer coisa neste país, uma áurea de beleza e de um je ne sais quoi, que me fez perdoar todos os problemas que este país tem e pô-lo no pódio dos meus países favoritos. (sim, ao fim de dois dias!) Sempre suspeitei que iria adorar África, o que se tem vindo a confirmar até agora.
O passeio de Capetown até ao Cabo da Boa Esperança é uma volta de um dia que é obrigatório fazer. Apesar de a termos começado pelo lado do Atlântico em Camps Bay, recomendo que a comecem pelo lado de False Bay, pelo simples motivo que o passageiro estará do lado do mar e poderá tirar melhores fotos. As etapas do itinerário que fizémos foi Camps Bay (o subúrbio rico de Cape Town), Hout Bay, a passagem de Chapman Peak, Noordhoek, Kommetjie, Scaborough, Cabo da Boa Esperança, Simon’s Town e Muizenberg.
São quilómetros pelas estradas encrustradas nas montanhas escarpadas, que descem até ao Atlântico, com ondas generosas como as que estamos habituados a ver em Portugal. A linha de horizonte é feita destas cadeias de montanhas nuas de vegetação e com picos aguçados. Dou por mim a imaginar que sentimentos despertariam estas encostas escarpadas nos navegadores portugueses cada vez que aqui passavam…será que há outro ponto na costa Africana com este cenário mágico? Custa-me a acreditar….
Fica o registo fotográfico, para terem um gostinho do que experienciei neste dia fantástico:
