A semana passada foi bastante calma a nível de publicar posts, porque estive a preparar um documento com os melhores links de viagens que fui colecionando ao longo dos anos. Achei por bem também fazer uma pesquisa para adicionar os links, e quando dei por mim, ia em 240 websites! Provavelmente será uma das maiores listas de sites de viagens, toda organizadinha, que anda por aí- posso afirmar com algum orgulho.
Resolvi preparar esta lista porque quero começar a criar uma comunidade de conteúdos exclusivos à volta do 125azul, que a divulgação não passe somente pelo Facebook, mas sim por uma newsletter. Desde que criei o blog, apercebi-me que o Facebook tem um problema grave que é de ter conteúdo a mais para mostrar às pessoas: entre posts, likes e fotos de amigos, das páginas que gostamos são obrigados a fazer uma triagem, e claro, meter publicidade pelo meio. Isto quer dizer que, muitas vezes, o que posto não é visto pelas pessoas. A maneira de ter a certeza que as pessoas sabem que há conteúdo novo é via o clássico email.
Esta lista com os melhores websites de viagens, que eu pensava ser um Must Have, é um pequeno incentivo às pessoas subscreverem à Mailing List (sim, quem diria que o simples facto de receber os meus posts directamente na inbox, para além duma honra, não ser mais que suficiente?!) Por alguma razão, foi um grande FAIL, com o total de 5 pessoas a subscreverem à mailing list, a juntar às 3 iniciais- grande total de 8!Loucura! (ps: aos magníficos 8, saibam que são pessoas à frente do vosso tempo, visionários e espero que tenham gostado da lista!) Para verem o tamanho do FAIL, nem sequer consegui convencer a minha irmã ou a minha mãe a subscreverem! Bom, se por alguma razão não viram o convite inicial e quiserem se inscrever agora na mailing list do 125azul, e receber artigos e documentos exclusivos, ou simplesmente por solidariedade cliquem aqui. Só vos peço para não me porem na lista de spam, e desinscreverem-se quando não quiserem receber mais emails! 🙂 (algo impensável, eu sei).
Anyway, ao falar com um amigo que tem experiência nestas andanças de blogs, ele disse-me prontamente que as pessoas não querem ler 240 links de viagens. Querem ler os “10 must have websites de viagens”. Estamos numa sociedade de consumo rápido de informação, e ninguém tem o interesse/attention span para um documento tão grande. Traduzindo, chamou-vos de preguiçosos e que é preciso fazer-vos a papinha toda.
Para testar esta teoria, decidi escolher 10 sites na minha lista, que são relativamente desconhecidos, mas que são super interessantes e toda a gente deveria conhecer. Se gostarem, e quiserem descobrir os outros sites parecidos podem descobrir mais ao subscreverem à mailing list!
Têm uma casa simpática que um estrangeiro gostaria de passar férias? Este website é uma comunidade para as pessoas trocarem de casa entre si, para passar férias.(Na minha lista: 5alternativas)
Têm um voo complexo a comprar e querem passar por um expert. Neste site pagas 29 dolares e alguém irá procurar um voo especificamente com os vossos critérios ao preço mais barato que exista no mercado. Se encontrares mais barato devolvem-te o dinheiro!
Site de compra e venda de bilhetes de avião em 2a mão. Bom para encontrar bons negócios ou recuperar algum dinheiro dum voo que não podemos utilizar.
Kayak é super conhecido para voos, mas é uma excelente ferramente para alugar carros, algo que muita gente não sabe. (Na minha lista: 6 alternativas)
Funciona em conjunto (mas não obrigatoriamente) com uma aplicação smartphone. Guarda-te automaticamente todas as tuas reservas de viagens num só sítio (acabou a busca no email a ver a que horas sai o voo!) (Na minha lista: 3 alternativas)
Este site é super engraçado- permite registar todos os voos que fizeste e ver a distância percorrida.
Ideal para planear o orçamento duma viagem, com detalhes para todos os países de quanto custa viajar.(Na minha lista: 1 alternativa)
Uma das melhores maneiras de conhecer um país é conhecer os locais. Este site permite-te comer em casa de pessoas, em vez de ir ao restaurante, e comer verdadeira comida caseira!(Na minha lista: 3 alternativas)
Uma opção entre muitas, este site permite planear e partilhar as tuas viagens, num interface simpático. (Na minha lista: 9 alternativas)
Só consigo imaginar fazer viagens independentes, sem passar por uma agência de viagens. Mas há certos dias em que precisamos de percursos organizados para melhor conhecer alguns sítios, ou para vivenciar certas experiências. Este site permite exactamente isso. (Na minha lista: 13 alternativas)
Um dos sites mais antigos para criar blogs de viagem, com layouts simpáticos e fáceis de utilizar. Registem as vossas experiências de viagens para mais tarde. (Na minha lista: 5 alternativas)
Que acham destes sites? Já conheciam? Esta listagem de websites de viagens está em constante evolução- se conhecem outros websites de viagens interessantes deixem um comentário em baixo.
Até já, na secção dos comentários!