15 Personagens que encontramos em Hostels- Quantos já encontraste?

Computer-Room.gif

 

Em março quando fui a Berlin para visitar a ITB fiquei num Hostel, para tentar limitar as despesas dessa viagem (poupar para uma volta ao mundo tem os seus pequenos sacrifícios de conforto e privacidade!)

Tenho que confessar que já há algum tempo que não ficava num dormitório em Hostels, especialmente desde que comecei a utilizar o AirBnb, onde fica muito mais em conta alugar um apartamento ou um quarto em casa de alguém, especialmente quando se viajam em casal! Mas durante a minha primeira grande viagem de 8 meses à volta da Ásia e em todas as viagens que fiz um pouco por todo o lado,  ficar em hostels foi sempre o pão nosso de cada dia e um pão que recomendo a todos, já que para conhecer outras pessoas durante a viagem não há melhor ! (e viajar é muito mais que ver paisagens e monumentos certo?!)

Ao chegar ao hostel em Berlin, encontrei logo algumas das personagens típicas que costumamos encontrar num hostel, quer seja na capital alemã ou em Kathmandu! Diverti-me a escrever este post a descrever os estereótipos  mais caricatos que vamos encontrando em hostels. Digam lá se já não encontraram algumas destas personagens nas vossas viagens!

 

1) O gajo que está sempre agarrado ao computador-  Seja a que hora do dia fôr, encontramos esta personagem ou a falar ao skype, jogar computador ou a ver filmes no seu portátil…Perguntamo-nos porque raio precisará de viajar para passar os dias assim!?

Computer-Room

 

2) O asiático simpático e calado- Um clássico. Normalmente um japonês, com um inglês muito limitado que te impede de falar muito com ele, passa o tempo no hostel a escrever no seu caderninho. Também costuma cozinhar coisas esquisitas na cozinha do hostel.

dsc04475

 

3) O gajo que nunca partiu- este é o viajante que acabou por ficar no hostel a trabalhar na recepção!

reception-at-home-backpackers-hostel

 

3) O gajo que está sempre lá- uma versão diferente do gajo que está sempre agarrado ao computador é o gajo que está sempre no hostel. Seja a ver filmes, falar com os outros viajantes, beber cervejas no bar do hostel, ou a ler um livro. Normalmente acaba por ficar o braço direito do gajo que nunca partiu, e recebe mesmo os hóspedes quando o outro não está lá. Eventualmente vai-se transformar no gajo que nunca partiu.

 

4) O party animal- O party animal é aquele que normalmente dás por ele quando chega ao hostel às 3/4 da manhã…todas as noites, e passa os dias a dormir/ressacar.

drunk-guy-at-the-corridor

 

5) O motor de rega- Uma pessoa normal durante o dia, à noite transforma-se num motor de rega no nosso quarto que nos acorda a meio da noite com os seus roncos. Este é o momento em que amaldiçoamos não ter pago mais 10 euros por um quarto privado, e na paranóia de não conseguir adormecer perguntamo-nos se não há maneira de criar um sistema mundial de rastreio de motores de rega e impedi-los de ficar em dormitórios. O pior motor de rega é o party animal.

snoring-man

 

6) O casal de cotas- seja por uma questão de orçamento ou porque foi o filho que lhes reservou o alojamento, o casal de cotas são os que normalmente acabam por ficar com o quarto duplo. Ou são mesmo cotas e ficam no seu cantinho à parte ou têm um espírito jovem e interagem com o resto do pessoal.

 

7) O gajo que já teve sempre num sítio melhor-Para algumas pessoas viajar é uma maneira de se poder gabar e ter estatuto social. Este gajo é aquele que ao trocarem experiências de viagens vai sempre descrever os sítos onde já teve como os melhores, mais alternativos, mais autênticos e que temos mesmo de ir lá!

anchorman3

 

8) O tipo que já esteve num sítio quando era bom- há o viajante, normalmente um pouco mais velho, que vai sempre falar dos sítios que visitou no passado, quando eram bons. Beirute nos anos 80 é que era. Kathamandu antes da invasão dos turistas era mágico. E Bali antes dos Australianos chegarem!?

 

9) O tipo organizadinho- esta é aquela pessoa que lhe perguntamos onde vai amanhã saca-nos dum papelinho impresso em casa com o programa do dia, desde sair de casa, onde almoça, onde vai beber um café e que itinerário pedestre vai fazer. Não vale a pena sugerires outra coisa alternativa. O plano é a sua bíblia.

Tourist-reads-guidebook-i-002

 

10) O go with the flow- esta pessoa é o contrário do tipo organizadinho! Não tem guia de viagens, acorda tarde, sabe que há uma Torre Eifel em Paris que é a única coisa que (talvez) vá fazer durante o dia. Também não sabem onde vão amanhã. Talvez Londres, talvez Amsterdão. Um impossible match com o tipo organizadinho.

201000_1600x1200

 

11) O avô- há sempre um senhorzinho idoso, que prefere ficar nos hostels para  falar com malta mais nova. Normalmente é um tipo porreiro, mas tem tendência a descair para o tipo que já teve num sítio quando era bom. Normalmente está a fazer uma viagem que fez há 40 anos, quando era um hippie maluco.

keith_wright

 

12) O wanabee local- este é o tipo que mal fala com os outros viajantes. Quando está no hostel está a estudar a língua local, e passa os dias com malta da comunidade local do couchsurfing.

 

13) O tipo em trabalho- para pessoas que estão a criar a sua própria startup, não há propriamente orçamento para fica num ibis. É um bocado esquisito vê-los sair de fato e gravata e trabalhar à noite em folhas de excel enquanto o resto do pessoal está de calções e chinelos e a ler guias de viagem!

 

14)O gajo que vive lá- Diferente do gajo que está sempre lá é o gajo que vive lá. Nas grandes cidades europeias, ficar num hostel durante algumas semanas/meses até encontrar algo um trabalho é algo comum. Este é o gajo que tem uma grande mala de rodinhas, instalou-se com as suas roupas nos armários, e passeia à noite pelo hostel em pijama. É amigo do gajo que nunca partiu e do gajo que está sempre lá.

 

P6290118

 

15) O tipo inspirador- de vez em quando aparecem. Parecem um outro viajante qualquer, mas ao falarmos com ele descobrimos que estão a fazer a volta ao mundo em bicicleta, a fazer voluntariado, ou têm a sua própria empresa/trabalho que lhes permite viajar à volta do mundo quando quiserem. Queremos ser como eles um dia!

KKH

 

E vocês? Já encontraram estas personagens nos hostels?! Que outras conhecem?!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Segue-me no Instagram