Que 2014 seja um ano de aventuras!Que passar grandes momentos de descoberta e adrenalina seja uma das vossas resolução de ano novo! Dou por mim cada vez mais a planear os meus destinos de viagem à volta duma actividade outdoor em específico, e encho os outros dias à volta com o que de interessante houver.
Algumas ideias? Para grandes viagens deixo-vos hoje algumas sugestões de actividades que podem fazer durante alguns dias quando forem visitar estes destinos longínquos- para algo mais perto (e mais em conta), fica a segunda série deste post. Vamos a isto?!
Kite Surf em Jericoacoara
Jericoacoara está rápidamente a tornar-se uma Meca mundial do KiteSurf, devido ao vento constante que se faz sentir. Jeri, como carinhosamente é chamada, fica a 300 km oeste de Fortaleza, num sítio remoto, rodeado de dunas de areia, mar e montes ervados. Uma aldeia de pescadores, é aquele tipo de sítio onde as ruas são de areia, só há pequenas pousadas e a iluminação noturna está a cargo das estrelas. Os amantes de desportos podem praticar kite ou windsurf o dia todo enquanto os mais preguiçosos podem vegetar nas longas praias, de molho em caipirinhas. O fim do dia é reservado para ver o pôr do sol na duna gigante de Jeri, alegadamente um dos melhores sítios para ver o sol se pôr em toda a América do Sul…
Sandboard na Nicarágua
A Nicarágua é daqueles destinos que é ao mesmo tempo alternativo e está na moda. Ainda associada no imaginário das pessoas a guerra civil e guerrilhas, a Nicarágua transformou-se nos últimos anos num destino de eleição para backpackers, à procura de autenticidade a preços budget. Cidades coloniais, lagos, selva, praias paradisíacas,este pequeno país da América Central tem de tudo um pouco. Uma das cenas mais loucas que se pode fazer é fazer sandboard no vulcão Cerro Negro (ps: ainda está activo, mas calminho estes dias..).
Canyoning no Nepal
Canyoning é basicamente a actividade de descer um rio. Seja a andar pelo leito, a fazer saltos em queda livre, escorregar pelas paredes ou descer cascatas em rappel. Vais ficar molhado, assustado, com os níveis de adrenalina ao máximo e depois vais querer mais! Sem dúvida uma das melhores experiências outdoor que existe! O Nepal, um país cravado de montanhas e rios alimentados pelas neves dos Himalaias, é um dos melhores lugares do mundo para o fazer . Uma estadia de dois dias em resorts de aventura como este que já experimentei, são paragem obrigatória para quem planeia ir ao Nepal e viver emoções fortes.
Mergulhar com Raias Gigantes- Moçambique
Moçambique é um dos melhores sítios em África para se fazer praia. Isto é mais ao menos conhecido. O segredo bem escondido é que Moçambique é um dos melhores sítios do mundo para fazer mergulho, longe da balbúrdia do Mar Vermelho ou da Grande Barreira de Coral na Áustralia! A 500 km a norte de Maputo,Tofo, uma antiga aldeia de pescadores, transformou-se num dos sítios de eleição de Moçambique, com uma oferta hoteleira variada, para todas as bolsas. Tofo é um paraíso para mergulhar, onde além de raias gigantes, podem-se encontrar tartarugas e o Holy Grail do mundo submarino, tubarões baleia, que são residentes permanentes destas águas.
Cavalgar as estepes da Mongólia
A Mongólia está provavelmente no TOP 3 dos países que já visitei (ainda não decidi quais são os outros dois…) Porquê? Por ser tão remota geográficamente e preservada culturalmente. Em muitos locais ainda se pode ver como as pessoas vivem depois de séculos, nas suas tendas redondas, os yurts, com os seus trajes e ao deslocarem-se a cavalo pelas estepes, onde não há lugar para estradas. A imensidão da paisagem é o que nos cativa a atenção acima de tudo, um pouco da mesma maneira como conseguimos ficar a olhar para o mar minutos a fundo…Costumo dizer que não há outro sítio no mundo em que o céu faça tanto parte da paisagem como aqui. E não há melhor maneira de desfrutar da paisagem, da imensidão e dos céus do que percorrer as estepes a cavalo…
Descer a estrada da morte em BTT-Bolívia
Apesar de não ser aquele destino óbvio para uma viagem à América do Sul, como a Argentina, o Brasil ou o Peru, a Bolívia tem imenso para oferecer. Desde as montanhas dos Andes, até as florestas da bacia do Amazonas, incluindo uma das paisagens mais mágicas do mundo, o deserto de sal de Uyuni. Se isto não bastar há ainda toda a cultura Inca e herança colonial espanhola a descobrir. Mas para os adrenalin freaks, este país vale mesmo a meno por umas das aventuras mais radicais que andam por aí: descer a Estrada da morte em BTT, um troço de 69 kilómetros que liga La Paz a Floresta Amazónica. Em 1995 o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, alcunhou esta estrada da mais perigosa do mundo, designação que ficou para sempre! (ps: desde 1998 cerca de 18 ciclistas já aqui perderam a vida, ao cair nas falésias que podem chegar aos 600m…)
Rafting no Zambeze
O rio Zambezi, que nasce na Zâmbia e desagua em Moçambique, alimentando a barragem de Cahora Bassa pelo meio, é conhecido por ser um dos melhores rios do mundo para rafting ou kayak! Cerca de metade dos seus rápidos são de classe V, o nível mais exigente (há ainda um não oficial nível 6, que é por conta e risco de quem se atrever…)Durante uma jornada de rafting, percorre-se cerca de 35 km, com 20 rápidos diferentes, todos eles baptizados com nomes bem descritivos como “Stairway to Heaven”, “Devil’s Toilet Boil”, “Washing Machine”…Pode-se fazer a descida tanto na Zâmbia como no Zimbabwe. Em ambos casos será o ponto alto da vossa viagem a África!
Kayak no Alasca
Há poucos sítios no mundo em que consigo imaginar uma calma e uma harmonia na natureza como no Alasca. Uma região inóspita e ainda salvaguardada na sua maioria de qualquer intervenção humana, o Alasca é “O” sitio para quem gosta de Natureza na sua forma mais pura. A melhor maneira de ver a região? De kayak! Coberta de lagos, rios e banhada pelo Pacifico gelado, é a remar que se consegue ver a fauna e paisagens únicas que este canto perdido da terra tem para oferecer!
Nadar com Baleias em Tonga
Tonga é um dos poucos sítios no mundo onde se pode mergulhar e nadar lado a lado com baleias jubarte, uns bichinhos com cerca de 15 metros e 35000 kg… Estas baleias fazem a sua migração anual de 8000 km das águas da antárctica até às águas quentes de Tonga para acasalarem e dar à luz, ficando nesta região de Julho a fins de Outubro. Os bébés baleias são normalmente curiosos e aproximam-se, enquanto os machos e fêmeas solteirões passam a fundo, mais preocupados em não serem vítimas da Teoria de Darwin. Outras vezes pode-se ver machos no flirt com fêmeas ou dois machos tentando estabelecer o domínio territorial!
Parapente em Iquique, Chile
Iquique é uma estância balnear no Chile,conhecida não só pelos seus longos areais mas também pela brisa marítima constante que entra por terra a dentro, embatendo nos enormes montes arenosos que rodeam a cidade, criando condições óptimas para fazer parapente! Esta cidade é uma verdadeiro spot de aventura onde também se pode fazer surf e sandboard. Situada na parte Norte do país, Iquique é o sítio perfeito para “descansar” uns dias, depois de ter visitado o deserto de Atacama, um pouco mais a sul, e continuar depois para Norte em direção ao Peru.
Que acham desta lista? Tentados a experimentar alguma destas? Qual seria a vossa aventura para 2014? Boas aventuras!