Volta ao Mundo- Qual foi o nosso país favorito?

 

A pergunta que invariavalmente nos fazem quando falamos da nossa volta ao mundo é qual foi o nosso país favorito…o que é uma questão muito ingrata, já que foram tantos os países que visitámos e cada um com o seu charme, com as experiências  únicas e diferentes que vivemos em cada um deles.

Depois há ainda países que no seu todo não nos fascinaram mas que podem ter um só sítio que é mágico e pode estar no top das nossas memórias sem que o país em si não tenha sido o nosso favorito. Complicado certo?

Tenho que confessar que não consigo escolher um país favorito na nossa viagem. Os países, as experiências, as pessoas, a comida, o tempo que apanhámos e tudo o que envolve descobrir um destino é complexo de mais para fazer uma comparação linear. Não seria justo para os países e acima de tudo para vocês, que no fundo no fundo, querem saber qual destino devem pôr no topo das vossas prioridades. Sendo assim o melhor que posso fazer é dar-vos uma short list dos 4 países (sim, ultimate list) que no seu todo gostámos mais e que voltaríamos sem hesitar:

 

1) África do Sul

Talvez por ter sido o nosso primeiro país e estarmos frescos. Talvez por termos percorrido todo o país numa roadtrip. Talvez pela mistura de paisagens (paisagem costeiras, grandes imensidões no interior, safaris, praias, cidades pitorescas). A vida natural, desde tubarões aos Big 5. A comida. A mistura de culturas. E sim, também a complexidade social e racial, que cria mesmo uma certa tensão e por vezes uma leve impressão de insegurança. A hospitalidade dos brancos. A alegria dos negros. Talvez por ter sido a primeira vez em África, que toda a gente diz que tem um chamamento natural. África do Sul é um destino que não posso deixar de recomendar.

 

DSC_0257

DSC_0361

DSC_0577

 

 

2) Namíbia

Sim, um outro destino Africano, e o nosso segundo a visitar. Porquê a Namíbia? Porque simplesmente este país com uma das menores densidades populacionais do mundo, coberto de todo o tipo de desertos e paisagens áridas, proporciona uma experiência de aventura e de exploração como nenhum outro. Acima de tudo fazer um road trip num Jeep, sempre por estradas de terra batida, dormindo à noite em tendas no telhado do carro, é algo que só se pode fazer aqui. Juntem a isto uma das paisagens mais emblemáticas do Mundo, as dunas de Sossuvlei, um safari em Etosha para além do Fish River Canyon, um dos maiores do mundo, e que querem mais para um destino fantástico?

 

DSC_0674

DSC_0645

DSC_0191

 

3) Nova Zelândia

Pois. Se há país que a reputação é merecida como um dos países mais bonitos do Mundo é a Nova Zelândia, do outro lado do mundo. Imaginemos um sítio com beleza natural em estado puro, num ideal de beleza consensual terá que ser a Nova Zelândia. São lagos, montanhas, florestas, praias, vinhas, rugby, gente hospitaleira e simpática, com tudo muito limpo, organizadinho e seguro. Talvez de mais. Não tem a emoção e a pitada de sal da África do Sul, e a comida bom, é de herança anglo-saxónica, mas tirando isso, este é daqueles países que tem de se visitar uma vez na vida!

 

03- Coromandel Peninsula

Milford Sound

the-tongariro-alpine-crossing

4) Brasil

Se não fosse português  talvez o Brasil não estivesse nesta lista. Mas é impossível a um filho de Portugal não chegar ao Brasil e não se apaixonar pelo nosso país irmão. É a língua (que ouvimos e falamos depois de tantos meses na estrada). É a comida parecida. São as referências culturais e históricas. São as gentes que são como nós. Sim, é um país às vezes nem sempre  fácil de viajar, especialmente nas grandes cidades com algum receio de insegurança. Mas tal como na África do Sul depressa se aprende as regras do jogo e nos entregamos de alma e corpo ao Brasil. Depois é a natureza incrível, entre paisagens de selva, cataratas e praia, sem falar claro, da cidade maravilhosa, o Rio, uma das nossas favoritas de toda a viagem!

IMG_2009

DSCN0274


IMG_3303

 

E vocês? Qual é o vosso país favorito no mundo? Coincide com algum destes?

Brevemente irei partilhar outras listas das melhores experiências da nossa viagem. Talvez a próxima seja…os 5 sítios (não países)  que mais gostámos ! Ficam ligados!

Comments

comments

Comments are closed.