Tofo- A praia de Moçambique

Moçambique é todo ele uma grande praia. Li algures que Moçambique tem das melhores praias de África e desde que chegámos cá, todas as que vimos são realmente paradísiacas: Água clara e quentinha, areais longos, sem ninguém, preços em conta, para além do óptimo peixe marisco, sem esquecer a simpatia dos Moçambicanos.

Com tanta praia, porque é que tínhamos de nos levantar às 04h da manhã para ir a uma praia a nove horas de Maputo, numa chapa, como eles chamam aqui a um autocarro !? Era essa a questão que me perguntava enquanto esperávamos que a chapa enchesse, eram já 07h da manhã, sem ainda termos saído de Maputo! (em África a hora de partida equivale à hora em que o autocarro estiver a transbordar! E durante o tempo de espera, há que aguentar com os assaltos dos vendedores ambulantes de bebidas, fruta, produtos de higiene, recarregas de telemóvel, que entrem e saiem do autocarro e nos enfiam os produtos na cara até comprarmos alguma coisa!)

 IMG_4448

Lá partimos e durante uma boa parte do dia atravessámos o sul de Moçambique, e pudémos ver um pouco mais deste país. Finalmente chegamos a Tofo, depois de uma breve paragem antes a 15 km, em Inhambane, uma cidade de tamanho médio e com muitos edifícios da época colonial ainda. ( e com um aeroporto, para os que tenham uma bolsa maior que a nossa!)

 

A chapa deixou-nos à frente da nossa casa para próximos dias, o Fátima’s Backpackers, uma quase instituição para os mochileiros que visitem Moçambique. Atravessámos o portal de entrada e démos por nós mesmo em frente à praia, com um areal imenso e uma água azul, verde esmeralda que só dáva vontade de mergulhar! De repente as 9 horas de trajecto começavam a fazer sentido… O tempo estava meio enevoado e ventoso, por isso todos os hóspedes estavam na esplanada, em espreguiçadeiras de pano, a ler o livro, a conversar ou apenas a ver a vida passar ao sabor duma cerveja 2M e de Caju, comprado a um dos vendedores na praia.

 

IMG_4551

 IMG_4559

Foi só nos próximos dias que nos apercebemos porque é que Tofo, de tantas praias em Moçambique se tornou A praia para visitar e que valha a pena as nove horas de viagem até cá acima. Para começar, quanto mais para norte se viaje em Moçambique, melhores serão as praias, não só por serem mais remotas, com água mais límpida, mas também por nos aproximarmos cada vez mais do equador, e portanto mais quente. Para quem tenha oportunidade de visitar Pemba e as Quirimbas no extremo norte, não devem perder a oportunidade! (o nosso orçamento volta ao mundo não nos permitiu…fica para uma próxima visita!)

IMG_4555

Depois a praia em Tofo, com uma pequena enseada é relativamente protegida, e apesar de haver bastantes ondas é super agradável tomar aqui banho. Vimos muita gente a fazer surf e parece que para o kite Surf também não é mau! Na maré baixa, e ao contrário da Ilha de Inhaca, ao largo de Maputo, onde estivémos,  o mar retira-se deixando espaço a um areal acrescido, e não a um terreno  lodoso.

 

IMG_4554

IMG_4552

Mas acima de tudo, Tofo é conhecido por ser um dos melhores sítios do Mundo para mergulhar e ver mantas gigantes, que têm normalmente entre 3 e 5 metros! É dos animais mais incríveis de se ver debaixo de água e foi a principal razão para ter vindo Tofo! Num dos próximos artigos mostrarei os vídeos incríveis que fiz com as Mantas Gigantes. Para além disso as águas de Tofo têm também muitas baleias e tubarões baleia, e é possível, se o tempo permitir (o que não foi o nosso caso) de fazer um safari aquático, que é ir de barco ver as baleias e mesmo fazer snorkeling ao lado dos tubarões baleia!).

E depois, é a oferta de restaurantes, hotéis e outros serviços para turistas que faz com que este seja um sítio agradável para passar aqui uns dias de descanso, para além dum longo areal para dar umas caminhada à beira mar e mandar umas risadas com os alegres moçambicanos que encontramos pelo caminho. Comparando com Inhaca, este sítio é muito mais desenvolvido, e talvez não tão tipicamente Moçambicano. Mas quem quer passar mais de 3 dias na praia, Tofo oferece muito mais variedade de coisas para fazer, visitar e sítios para comer, e bons sítios para chill out à beira do areal, que é que precisamos quando estamos de férias certo?

 

IMG_4519 IMG_4557

Em Tofo ficamos no Fatimas Backpackers a convite da Dona Fátima. Ficámos numa das casitas feitas em colmo, que apesar de muito simples eram confortáveis e eram surpreendentemente resistentes ao vento frio e algum chuva que apanhámos enquanto lá tivemos. Já disse que eram mesmo à beira da praia com vista para o mar? :) Para os backpackers mais hardcore há também dormitórios. Mas o melhor do Fátima’s é mesmo a área comum, toda feita em madeira, onde podemos comer ( e beber) a qualquer hora do dia, mesmo em frente à praia e ficar ali, a ler e a vegetar, sem pensar em mais nada! O Fátima’s tem uma reputação de party place, para malta mais nova, especialmente durante os fins de semana prolongados sul africanos, mas enquanto lá tivemos, talvez por ser  época baixa, o ambiente de festa era muito low profile, com gente de todas as idades, famílias incluídas!

IMG_4560

 

IMG_4543

 

IMG_4544 IMG_4553

 

O Fátima’s também tem um backpackers em Maputo que é uma boa base para explorar a capital, para quem viaja com orçamento de backpacker. Tem um lounge bastante agradável e é o sítio onde todos os backpackers param em Maputo antes de atacar as praias!

IMG_4764

IMG_4763

IMG_4762

Comments

comments

Comments are closed.