Tangalle- THE beach

 

Já toda a gente viu o famoso filme The beach, onde um jovem Leonardo de Caprio parte numa missão de encontrar a praia mais paradisíaca e isolada na Tailândia. Faz hoje parte dos clássicos filmes para viajantes.

De certa maneira todos nós somos como o Leo quando planeamos visitar um novo país, conhecido pelas suas praias. Qual escolher? Onde encontrar aquele areal perfeito, as águas cristalinas, o sol e, acima de tudo, onde evitar as multidões de gente como nós.

Ora ao planearmos a nossa visita ao Sri Lanka também nós nos encontrámos nessa mesma posição. Onde encontrar a praia perfeita, num país conhecido por boas praias mas onde algumas delas, as mais conhecidas, já passaram para o dark side do turismo de massas?

Experimentámos Negombo, à chegada ao Sri Lanka, mesmo ao pé do aeroporto, para recuperar do jet lag, mas sem grandes expectativas, o que se revelou acertado. Como visitámos em Novembro/Dezembro, a parte Norte e Este estava na época das monções, pelo que ficaram logo de fora do nosso leque de escolhas. Sobrou a costa Sul do Sri Lanka, conhecida por praias lindíssimas e por ser, historicamente, mesmo durante os longos anos de guerra civil, uma zona de turismo. Queríamos a praia isolada, com poucos hotéis, restaurantes ou lojinhas. Queríamos paz e sossego e praia (quase) só para nós. Queríamos grandes areais e palmeiras. Queríamos um bom hotel para poder descansar e comer uma boa refeição ao fim do dia. Encontrámos tudo isto em Tangalle.

sri_lanka_map

Situada na parte mais a este da costa sul, antes de se chegar à zona do famoso Parque Nacional de Yalla, Tangalle fica no extremo oposto da zona balnear mais turística do Sri Lanka. Regra geral podem assumir que quanto mais afastado de Colombo forem, menos turística e sobre desenvolvida será a praia. As praias em redor de Galle por exemplo são turísticas de mais, Mirissa a meio caminha para Tangalle é aceitável ao que parece, e ao chegarmos a Tangalle há muito menos oferta turística compensada com termos a praia só para nós.

A nossa volta ao mundo foi cheia de sítios incríveis mas não foi muito forte em termos de praia, à excepção de Flores na Indonésia e Jericoacoara no Brasil. Mas em nenhuma destas praias tivémos longos areais, com grandes ondas e uma linha de selva sem ver vivalma. Só aqui em Tangalle!

 

DSC_0627

DSC_0617

DSC_0626

 

Este troço de praia paradisíaco fica a leste da povoação de Tangalle, em frente ao Hotel Serein Beach. Único senão: as ondas, incríveis, podem ser algo perigosas, especialmente para crianças, e em certos sítios há rochas! Há que ver onde os locais e alguns turistas mais destemidos tomam banho e fazer-lhes companhia. Um sítio perfeito para tomar banho, e onde se pode abancar nas espreguiçadeiras ou nas redes é o Mangroove Beach Cabanas.

 

Onde ficámos

É verdade que numa praia paradisíaca poderíamos aceitar um simples bungallow de bambu na areia….mas como não os encontrámos e tivémos a oportunidade de ficar num pequeno hotel com vista para o mar, a nossa estadia foi ainda mais confortável!

O Serein Beach fica mesmo à beira da praia, afastado o suficiente de Tangalle para uma estadia tranquila mas suficientemente perto se precisarem de ir à cidade. Fica situado numa língua de terra entre a lagoa de Tangalle, onde se pode fazer Kayak e observar imensos pássaros e a vida local, e um longo areal.

Todos os quartos têm vista para a praia e sendo um hotel novo, tudo está em perfeito estado, com uma decoração simples, sóbria e local, bem adaptada ao tema de praia.

O rés de chão, como em muitos países tropicais,é todo aberto e aloja a sala de estar e a sala de refeições onde se come não só um bom pequeno almoço local, mas todas as refeições ao longo do dia, incluindo o jantar onde há todos os dias peixe fresco!

O dia à dia aqui é feito de acordar cedo, ao amanhecer, com o barulho das ondas, e depois de fazer um pouco de preguiça, descer para tomar um pequeno almoço prolongado antes de ir para a praia e caminhar ao longo da areia e das onds até encontrar um sítio onde o mar é mais tranquilo para mandar um mergulho! Parece-vos bem? É mesmo!

 

DSC_0593

DSC_0616


DSC_0691

DSC_0584

 

DSC_0661

DSC_0589

Nota: Ficámos no Serein Beach a convite da gerência. Como sempre as opiniões aqui descritas são as nossas.

Comments

comments

Comments are closed.