Lagoa Azul de Jericoacoara- Passeio de buggy

 

Já conhecem a nossa paixão por Jericoacoara. Posso vos dizer, que depois de ter voltado, cada vez que falo com alguém que esteve em Jericoacoara há um sorriso de cumplicidade, um brilhozinho nos olhos, entre duas pessoas que descobriram um pequeno cantinho de paraíso onde passaram bons momentos.

Há que dizer que Jericoacoara não é só a pequena vila em si, com as ruas em areia, as barraquinhas de caipirinha, a duna ao pôr do Sol, o kyte surf ou todos os restaurantes…Jericoacoara é também, e muito importante, o passeio de um dia que se faz em buggy pelas praias e pelas dunas até descobrir as lagoas paradísiacas assim que se vai um pouco para o interior.

Estes passeio são incontornáveis. Aliás, assim que metemos o pé nas ruas de Jericoacoara, na praça onde chega o onibus, somos logo abordados pelos bugueiros, os condutores de buggy para reservar um passeio  para o dia seguinte. Há ainda a maneira menos turística de chegar às lagoas que é com os chamados Pau de Ararra, carrinhas de caixa aberta, com um toldo e bancos corridos que fazem o trajecto assim que houver um número mínimo de pessoas. Mais económico, mas menos fun e bastante desconfortável!

Normalmente o passeio de buggy começa com uma paragem à saida de Jericoacoara, onde se pode ir visitar a Pedra Furada, caminhando 10 minutos pela praia. Este rochedo também pode ser visitado a pé de Jericoacoara, num passeio de cerca de uma hora, ir e vir, ao longo da praia (para a direita da vila). Quando passámos por lá tivémos a oportunidade de ver pescadores a puxar as redes, lembrando-nos que há ainda uma pequena parte da população aqui, os primeiros a cá chegar sem dúvida, que vivem da pesca.

 

img_0251

img_0250

 

img_0249

 

Depois desta primeira paragem, dirigimo-nos ao interior, em direção das dunas e das lagoas. Pelo caminho ainda se passa pela árvore da preguiça, que é um árvore que com a força do vento, ao longo dos anos, foi ficando completamento dobrada. Na verdade parece mais um arbustro gigante. Pouco impressionante, nem saímos do buggy.

Na verdade estávamos ansiosos por chegar ao verdadeiro objectivo de todo este passeio de buggy, que são as lagoas de água doce. Depois de muitas voltas pelas estradas de areia profunda, que só um buggy ou um 4×4 pode passar, chegámos à Lagoa Azu\l, a mais bonita das duas, com um bar de praia muito bem preparado para receber os turistas, com a sua musiquinha chillout e espreguiçadeiras. Também se pode comer a um preço relativamente caro, mas para quem quer aproveitar a experiência vale a pena. A água é calminha e há redes postas no meio da água para se poder vegetar ao sol e conversar imersos na água tranquilamente. Gostámos tanto deste sítio e da experiência de praia lounge, que acabámos por voltar aqui num segundo dia, só para fazer praia!

A segunda paragem é a Lagoa Paraíso que na verdade é menos paradisíaca que a Lagoa Azul. Muito por causa do bar que é um pouco um boteco, onde também se pode almoçar e beber caipirinhas, com as cadeiras e meses literalmente dentro de água. A melhor parte, são mesmo as redes para beber uma caipirinha à patrão, para ganhar forças para a viagem de meia hora para regressar a Jericoacoara.

 

img_0236

img_0237

img_0234

img_0235

 

 

Onde ficámos

 

O primeiro hotel onde ficámos em Jericoacoara foi a  Pousada Surfing Jeri. Situada suficientemente perto da parte central de Jericocoara mas numa zona mais pacata da vila, esta pousada é um excelente sítio para quem quer encontrar um bom sítio para descansar, depois de um dia a passear num buggy ou a fazer kite surf! A arquitectura do sítio é muito acolhedora, com várias casinhas de cores diferentes, à volta dum jardim interior, onde cada andar é um quarto, com direito a uma varanda com a sua rede para descansar… No meio há uma piscininha para quem se quiser refrescar sem sair do hotel. O pequeno almoço está à altura de tudo o resto, com um buffet à brasileira (ler muito), com vários bolos e oferta de omelentes e crepes de tapioca, a especialidade local.

 

img_0245

img_0247

img_0248

img_0246

 

 

Declaração de interesses: ficámos na Pousada Surfin Jeri a convite da gerência. Como sempre as opiniões aqui expressas são as nossas.

 

 

 

 

Comments

comments

Comments are closed.