Jericoacoara- Aquele cantinho de paraíso que procurávamos

 

Esta volta ao mundo não tem sido propriamente baseada num roteiro de praia, apesar de termos tido a oportundade de apanhar um bronze pelo caminho em Moçambique, nas Filipinas, na Tailândia, na Ilha de Flores (Indonésia) e Austrália. Devido ao que se passou em Hanói, tivémos que passar uma temporada em Bangkok, o que nos privou de conhecer melhor as ilhas tailandesas ou a Indonésia.

Nos últimos 2 meses, desde que aterrámos na América do Sul, tendo chegado no início do Outono  e passado a maior parte do tempo nas terras altas do Norte da Argentina, Bolívia e Peru, já estávamos com falta de praia e do descanso associado. Como já descrevi anteriormente, a América do Sul, especialmente por onde andámos, é um sítio fascinante, cheio de riqueza cultural e histórica, mas não é propriamente um destino de chill out como podem ser muitas regiões do Sudoeste Asiático e mesmo da Austrália. Ao fim de 11 meses na estrada precisávamos de um período de descanso, para podermos voltar à “vida normal”, que nos espera no fim da viagem, a partir de Julho, relativamente repousados sem precisar de ter férias para descansar da viagem! (o que não irá acontecer durante muuiiiito tempo! :). Para além disso, e como já vos contei aqui, houve um episódio muito traumático recentemente que nos causou enorme desgasto emocional tal foi a tristeza. Precisávamos de encontrar um sítio pacato, agradável, um pouco isolado do mundo, para recuperar energias. Para fazer a transição de viagem para férias. Um cantinho de paraíso.

Encontrámos esse sítio em Jericoacoara.

IMG_2664

A primeira vez que ouvi falar desta praia, perdida no meio das dunas do Ceará, a 6 horas de Fortaleza, onde só se chega conduzido pela praia durante uma boa meia hora, foi em França, através de dois colegas de trabalho. Voltaram de lá maravilhados, não fossem eles apaixonados de Kite Surf, descrevendo Jericoacoara como um dos melhores spots do mundo para praticar este desporto. Falaram ainda de Jericoacora como um sítio onde as ruas são todas de areia, a caipirinha corre pelas ruas e onde se encontra o melhor pôr sol do mundo. Resumindo, o paraíso na Terra.

DSC_0529

IMG_2578

E posso confirmar que tudo o que disseram é verdade! (A caipirinha não corre verdadeiramente pelas ruas, mas há carrinhos que vendem copos enormes a 8 reais (3 euros ao câmbio actual) a cada 10 metros  e é normal os restaurantes e bares oferecerem-nas grátis para atrair clientes!). A vila em si é relativamente grande para uma praia tão remota, com muita oferta de restaurantes, bares e lojinhas de roupa e de souvenires (a maioria de bom gosto, não fôsse o turismo daqui bastante sofisticado, com gente de bom nível que vem de todo o Brasil, América do Sul e Europa principalmente- que diferença do turismo de massa de Fortaleza!).

A água é quente e os areais são imensos, com muitas dunas para passeios a pé, cavalo, buggy ou moto 4!

Ah, e segurança, uma preocupação sempre presente no Brasil, é algo que nem nos passa pela cabeça por aqui, tal é a pacatez e a simpatia das pessoas por estes lados.

IMG_2615

 

Quanto ao pôr do sol? É o grande momento de cada dia em Jericoacoara. Por volta das cinco da tarde, toda a gente se dirige para uma enorme duna de areia, como se de uma peregrinação se tratasse. Para nós portugueses que temos o hábito de ver o sol pôr-se no Mar, não sei se será o mais bonito do mundo (para mim, esse é em São Pedro de Moel, visto do farol). Mas é muito bonito, e cria uma cores incríveis, especialmente na praia. Para apreciar com uma caipirinha na mão, claro!

 

DSC_0538

 

DSC_0552

DSC_0524

DSC_0517

DSC_0573

 

Dicas Práticas:

Como chegar: De Fortaleza, o aeroporto mais próximo, há um autocarro da Fretcar que demora cerca de 6 horas e custa 70 reais (cerca de 13 euros ao câmbio de hoje).

Onde comer: para refeições baratinhas ao almoço, experimentem o restaurante da Pousada do Recanto do Cacique. À noite passem na Cantina Jeri para massas e pelo borrego guisado e no Na Casa Dela para uma óptima picanha! O restaurante Tamarindo, tem a fama de ser o melhor de Jericoacoara.

 

Onde ficámos

Poucos hotéis em Jericoacoara têm uma melhor localização que o Hotel Villa Terra Viva, na rua do Fórró, a rua principal, já quase ao pé da praia. Com uma vista sobre o mar, uma piscina longa e um jacuzzi, este é o sítio para apreciar Jericoacoara à maneira! Apesar de Jericoacoara ser uma localidade nova, este hotel foi construído com uma arquitectura tipo colonial, o que lhe dá um charme distinto e um toque de classe, diferente de todos os outros alojamentos em Jericoacoara! Como hotel de 4 estrelas, não é certamente para todas as bolsas, mas para quem venha a Jericoacoara numa ocasião especial ou com um orçamento mais folgado, este  hotel é uma escolha segura e um complemento ajustado ao sítio incrível que é Jericoacoara.

 

DSC_0498

IMG_2602

 

DSC_0600

DSC_0485

 

DSC_0496

 

Declaração de interesses: ficámos no Hotel Villa Terra Viva a convite da gerência. Como sempre, as opiniões aqui expressas são as nossas.

 

Comments

comments

Comments are closed.