Ilha de Apo- Filipinas- Nadar com tartarugas num dos melhores spots de mergulho do mundo (Vídeo)

 

Sabem aquela sensação de quando viajamos e, no meio de várias alternstivas, com tempo limitado, escolhemos uma e ao lá chegar temos um suspiro de alívio, felicidade e paz interior que a escolha foi acertada?

Chegarmos à Ilha de Apo, na parte sul do Arquipélago central das Filipinas, as Vysaias, foi exactamente assim…

Por falta de tempo/preparação/outras prioridades, condicionados ainda por visitar as Filipinas na época dos Tufões, não foi fácil planear o nosso itinerário, com apenas 15 dias ( sim, o problema de viajar à volta do mundo, mesmo durante um ano é que não há tempo para tudo!). Queríamos encontrar um sítio bom para mergulhar, fazer praia ao mesmo tempi e não fosse mega turístico (como Boracay).

Depois de várias recomendações decidimos nos dirigir à pequena ilha vulcânica de Apo, ao largo da Ilha de Negros, sobretudo pela reputação de ser um dos melhores sítios do mundo para mergulhar. Como é uma ilha muito pequena, com ofertas de alojamento limitadas, acabámos por ficar 3 noites em Negros, na zona de Dauin, antes de irmos a Apo. Tenho que confessar que este lado oriental de Negros, com praias de areias cinzenta não é a típica praia paradisíaca filipina, se bem que seja muito tranquila. Mas finalmente conseguimos arranjar uma expedição de mergulho a Apo de um dia, com 3 mergulhos enquanto a Hélène fazia snorkeling. Conosco veio também um senhor americano que tinha passado os últimos anos no Iraque e Afeganistão como mecânico de aviôes até ter sido atingido por um rocket taliban, como a enorme cicatriz na sua perna testemunhava… Podem imaginar que tive conversas bastante interessantes naquele barco!

DSC_0412

A viagem da costa de Negros até Apo demora cerca de 40 minutos, numa banca,o típico barco filipina, uma espécie de piroga melhorada! Ao lá chegarmos, conseguimos ver logo que a água é completamente transparente com uma das melhores visibilidades que já vi no mundo….e começamos logo a ver as tartarugas também, a melhor razão de vir a este sítio mergulhar! Deixo-vos um pequeno vídeo de como é mergulhar por lá!

http://youtu.be/NgayAD58q9g

O meu conselho é que Apo seja obrigatório para quem gosta de mergulhar ou mesmo só snorkeling. A praia confesso é muito pequena e nada de especial, mas este é um sítio que vimos para estar dentro da água! Há alguns sítios para ficar na ilha, para diferentes bolsas. A maioria consegue arranjar programas de mergulho e transporte para a ilha. 2 dias aqui será suficiente ( 1 dia inteiro também se bem que 2 seja melhor para compensar a viagem até cá abaixo)

DSC_0416

 

 

Na ilha de Negros ficámos alojados no resort Aqua-landia, um pequeno hotel clássico de praia, com uma piscina agradável, e quartos enormes e confortáveis. Este é um bom sítio para ficar em trânsito para a Ilha de Apo. A melhor razão para ficar neste sítio é mesmo o anfitreão, o Ron, um americano com uma história de vida incrível, desde ter lutado no Vietname, ter ajudado veteranos de guerra nos EUA, jogador de poker profissional, entre outros! Foi das personagens mais simpáticas que encontrámos à frente dum hotel nas nossas viagens e super prestável para arranjar todo o tipo de actividades e transportes!

DSC_0477
DSC_0467

Declaração de interesses: ficámos na Aqualândia a convite do Ron. Como sempre as opiniões aqui expressas são as nossas.

Comments

comments

Comments are closed.