Great Ocean Road- A nossa paisagem favorita da Austrália! ( e os 10 sitios onde parar)

Falemos a alguém da Great Ocean Road, e quem não tenha estado na Austrália provavelmente não saberá onde é ou dirá provavelmente que fica na Califórnia!

Mas a famosa paisagem dos 12 apóstolos, um conjunto de rochedos gigantes de formas e feitios caricatos alinhados ao longo de praias arenosas é já um cenário mais conhecido que é facilmente associado ao país dos cangurus e uma imagem de postal conhecida mundialmente. É esta paisagem o ex libris da Great Ocean Road, uma estrada que se estende a oeste de Melbourne sensivelmente de Torquay até  Warrnambool e costuma figurar nos artigos do género «As 10 estradas mais cénicas do Mundo».

 

O ponto de partida para fazer esta estrada é Melbourne, uma cidade fantástica, com a qual nos apaixonámos à primeira vista e dissémos imediatamente que poderíamos ali viver. Há um je ne sais quoi de europeu, de descontraído, de classe, de modernismo, de multiculturalidade que nos faz sentir bem! Há bastantes museus e percursos temáticos a pé pela cidade para nos manter ocupados durante dias! Contarei mais acerca desta cidade num futuro próximo!

DSC_0467

A great Ocean Road faz–se idealmente por carro próprio. Há imensas excursões de um dia a partir de Melbourne mas,  que  além de serem caríssimas,  não deixam verdadeiramente liberdade para estar à vontade e aproveitar ao máximo o percurso. Dois dias será o mínimo para se ver esta zona descansado, saindo de Melbourne de manhã e dormindo na zona de Apollo Bay por exemplo na primeira noite. Port Campbell é uma boa paragem para a segunda noite. Se tiverem tempo no caminho de volta, façam uma paragem no interior na zona dos Grampians onde se pode ver um cenário de montanhas incrível!

À primeira vista poderíamos pensar que a Great Ocean Road corre ao longo do mar continuamente. Nada disso. Se bem que uma boa parte do percurso é feito à beira mar, onde estão as paisagens mais incríveis provavelmente, há grandes secções da estrada que atravessam vastos campos de cultivo, assim que a estrada vira um pouco para o interior, ou florestas que involvem completamente a estrada. São pausas bem vindas no cenário marítimo e que tornam esta estrada um percurso ainda mais agradável.

 

Onde parar ao longo da Great Ocean Road ?

 

1) Torquay- A primeira paragem a fazer nesta estrada é mesmo em Torquay, uma cidade mítica de surfistas e onde nasceram as marcas RipCurl e QuickSilver. Uma visita a estas lojas impõe-se, ou melhor ainda, aos outlets, para grandes negócios! Bells Beach, mesmo ao lado é palco de várias competições de surf e vale a pena espreitar

DSC_0739

2) Anglesa e Lorne são pequenas cidades simpáticas que não parámos por falta de tempo, mas que foram recomendadas

3) O Farol em Split Point é um bom sítio para parar para tirar fotos e para uma pequena caminhada para esticar as pernas !

4) Kennet River é paragem obrigatória para ver um bando de pássaros residentes, super amigáveis, e acima de tudo, Koalas ! Este sítio tem a reputação de ser dos melhores da Austrália para ver Koalas selvagens ! É necessário subir a Grey River Road, uma estrada de terra batida mas em boas condições e olhar com atenção para as árvores. Eles estão lá, quietinhos e provavelmente  a dormir !:)

DSC_0892

 

5) Qualquer sítio à beira estrada, preferívelmente num lookout abrigado do trânsito, onde se possam tirar fotos dacosta ou das paisagens agrícolas do interior.

DSC_0936

DSC_0904

 

DSC_0810

 

 6) Melba Gully- Esta é uma pequena caminhada pelo meio da Floresta Densa. Foi uma pausa super bem vinda depois de horas dentro do carro e a oportunidade de descobrir um tipo de vegetação diferente da que estamos habituados.

DSC_0970

 

7) Parque Nacional dos Apóstolos  12 Após Princeton e até Port Cambell é o highlight da Great Ocean Road e onde poderão ver os 12 Apóstolos (que não são 12, mas à volta de 9, mas o nome soava melhor se fossem 12. Marketing baby !).

CSC_1043

DSC_0042

 

8) Loch Ard Gorge- A vista deste lado é capaz de ser a melhor dos 12 Apostolos! A nao perder!

DSC_0002

 

9) London Bridge- Mais um grande rochedo! A Bridge ja nao esta la. Caiu ha alguns anos!

DSC_0079

10) Peterborouhg- Se visitarem em dias de intenso calor, a praia em Port Cambpell é agradável, se bem que esta aqui seja a nossa favorita !

 

DSC_0091

Onde ficámos na Great Ocean Road

O primeiro dia ficámos alojados em Apollo Bay num AirBnb bastante básico, num antigo mosteiro, mas com uma vista incrível sobre o mar agitado, rodeado de costa verde. No segundo dia ficámos em Port Campbell, mesmo ao pé do Parque Nacional dos 12 Apóstolos. É uma paragem altamente recomendada pelo simples facto que poderão ver os 12 Apóstolos de manhã, antes de todas as excursões chegarem a Melbourne de autocarro ! Ficámos alojados no super bem localizado Loch Ard Motor In, mesmo à frente da praia ! É um motel, sem grandes salamaleques mas prático, simples e confortável, exactamente o que precisamos depois de um dia inteiro na estrada !

 

DSC_0077

DSC_0064

DSC_0062

Comments

comments

No Responses to “Great Ocean Road- A nossa paisagem favorita da Austrália! ( e os 10 sitios onde parar)”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vinhos Pierre Point- a melhor experiência de hospitalidade na Austrália! - 125 Azul | 125 Azul - […] de termos saído da Great Ocean Road, em vez de voltarmos imediatamente a Melbourne, como o circuito turístico tradicional …