Foz do Iguaçu Brasil- Cataratas e não só!

 

Não é fácil planear uma viagem ao Brasil. Entre as praias paradisíacas do Nordeste, as vilas coloniais típicas do Norte e Centro e a natureza agreste e incrível do interior, é difícil prioritizar e escolher um itinerário quando normalmente se tem relativamente pouco tempo.

Para quem procura uma visita equilibrada para um pouco de tudo, e se tiverem que escolher um sítio para ver em acção a Mãe Natureza em toda a sua beleza e grandiosidade, condensada num só sítio para dois ou três dias, não é preciso pensar muito: As cataratas da Foz do Iguçu, consideradas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, são talvez, a par dos glaciares da Argentina e o do Deserto de Sal da Bolívia, uma das paisagens naturais mais incríveis de toda a América do Sul.

Sim, fica um pouco “fora de caminho”, tudo ao sul, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, sendo preciso apanhar um avião ou um autocarro de 16horas desde São Paulo! Mas vale a pena até porque a Foz de Iguçu tornou-se um destino turístico completo com mais para oferecer para além das Cataratas, como verão neste artigo. E depois, já que estão “cá em baixo” estão pertinho de outro dos sítios mais bonitos do Brasil: o Bonito. Se não, direção praia para Florianópolis, uma cidade com reputação de ter das melhores qualidade de vida do Brasil.

 

O que fazer/ver na Foz de Igaçu?

Esqueçam a cidade de Foz de Iguçu. É grande, moderna e feia. Porém tem uma oferta bastante grande de hotéis para todas as bolsas e muitos restaurantes, pelo que é uma boa base para explorar a região.

 

1. Cataratas da Foz de Iguaçu

A César o que é de César: o primeiro dia na Foz de Iguçu tem de ser para ver as Cataratas. Contem um bom meio dia e mais um bocadinho para as visitar. Um dia inteiro se forem fazer passeios adicionais no recinto.  Da entrada é preciso apanhar um autocarro que atravessa o parque florestal das Cataratas e deixa-vos no início do circuito pedestre, que vai subindo parelelo ao rio Iguaçu, podendo se ver algumas das quedas de água do lado argentino e ao fundo, a grande queda de água. Verdade seja dita, e como o nome indica são AS catarataS da Foz do Iguaçu. Plural. Isto porque o Rio Iguaçu (na língua India Tupi quer dizer Água Grande) faz uma espécie dum largo estuário antes de se precipitar, em várias pontos diferentes para o nível inferior em várias cataratas. Este trajecto pedestre demora cerca de duas horas, talvez um pouco mais dependendo do passo, da quantidade de fotos que tirarem e de quanto tempo ficarem de boca aberta a olhar para a paisagem.Se chegarem ao recinto das cataratas por volta da hora de almoço podem ir com o autocarro até à última estação, comer em primeiro, e depois fazer o circuito das cataratas em sentido inverso. Foi o que fizémos! Chega de palavras, passemos às fotos que mostram verdadeiramente a grandiosidade do sítio. ps: a nossa máquina estragou-se mesmo à frente das cataratas!!! Pelo que as fotos que tirámos foi com o Iphone, com uma qualidade fraquita! Sorry!

 

IMG_1962

 

IMG_1971

 

IMG_1965

IMG_1955

 

 

IMG_1951

 

DSC_0320

 

DSC_0293
DSC_0335

 

 

 

A grande discussão à volta das Cataratas é de que lado a paisagem é mais bonita, se do lado Argentino se do lado Brasileiro. Não somos as melhores pessoas para vos contar porque… decidimos não ir ao lado Argentino! Sacrilégio?! Talvez. Mas a verdade é que depois de um dia inteiro a ver as cataratas do lado brasileiro não tínhamos vontade de passar mais um dia a ver a mesma paisagem, por quão incrível que seja, mesmo que duma perspectiva diferente, nem de investir o tempo e dinheiro necessário. Que fizémos então? Decidimos ver as cascatas de duas maneiras diferentes que muita poucas pessoas vêm:  Do ar, num passeio de helicópetro , numa perspectiva única e uma experiência fantástica! Quinze minutos que valem a pena!!

 

IMG_2029

IMG_2022

IMG_2020

IMG_2009

 

Outro perspectiva única, em modo de aventura que se pode ter das catartas é  o Safari Macuco, uma viagem cheia de adrenalina num speed boat até estar literalmente por debaixo das quedas de água (as mais a jusante do rio, porque se meter debaixo das maiores é capaz de não ser uma ideia muito boa…). A perspectiva das cataratas, vistas de baixo é única e totalmente diferente de quem as vê cá de cima e acima de tudo vale pela experiência de velocidade e manobras bruscas que os pilotos fazem questão de mostrar aos passageiros! (um pouco caro porém…).Aviso: ficarão literalmente encharcados de água! :)

macuco-safari-5

Creditos: Safari Macuco

Rogerio PD LUZ

Creditos: Rogerio PD LUZ

 

2) Parque das Aves

Mesmo junto à entrada do Parque das Cataratas há o Parque das Aves . Ao princípio não estávamos muito entusiasmados para visitar este sítio mas no final adorámos a experiência e recomendamos, porque permite descobrir a enorme variedade de aves coloridas que existe no Brasil! Vale a pena, e a visita demora cerca de duas horas, pelo que pode ser feita antes ou depois das Cataratas no mesmo dia!

DSC_0257

DSC_0208

DSC_0193

 

3) Barragem Itaupu

A Barragem de Itaupu, a segunda maior do mundo em termos de produção de energia (atrás da Barragem das 3 Gargantas na China) é também um ponto de passagem obrigatório para quem vem à Foz do Iguaçu. Com a altura de um prédio de 65 andares e com cimento suficiente para construir 210 estádios do Maracanã foi contruída nos anos setenta e oitenta, por cerca de 40 000 trabalhadores. Esta barragem pertence ao Brasil e ao Paraguai, sendo gerida também conjuntamente pelos dois países. Estende-se ao longo de 7 km e no fundo são 4 barragens distintas, uma feita de terra, outra de rocha e duas em betão. É de facto uma estrutura imensa que mete respeito. A represa é um lago enorme onde fomos fazer um passeio de barco e ver o pôr do sol. Com uma cerveja na mão é o melhor sítio na Foz do Iguaçu para terminar o dia!

 

IMG_2158

IMG_2207

 

4) Dreamland

Para a criançada há também a possibilidade de ir visitar o Dreamland, que conta com um museu de Cera, uma exposição de maquetes de monumentos de todo o mundo e uma exposição ao ar livre de Dinossauros em tamanho real!

Para quem já esteve em Paris no Madame Thussaud não é uma experiência do outro mundo, mas para passar um bocado engraçado vale a pena, sobretudo por ser a caminho das cataratas também.

IMG_2043

IMG_2128

 

Onde ficámos

Ficámos no Concept Design Hostel, um tipo de hostel que há cada vez mais na Europa mas que no Brasil é ainda uma novidade. Com o ambiente amigável e aconchegante típico dum hostel tem uma decoração design e moderna que nos faz sentir sofisticados! Há o clássico dormitório para mochileiros mas também quartos duplos e quartos para famílias. Ah, não esquecer a piscininha e o bar cá fora, onde à noite o pessoal se reúne para ver um filme ou ouvir uma músiquinha à volta duma cerveja.  O Concept Design Hostel fica  estratégicamente localizado na saída de Foz de Iguaçu do lado das Cataratas e do Aeroporto, com um transporte público directo para estes dois sítios,  e com bastantes restaurantes a uma distância a pé.

 

Ap grupo laranja

Cozinha corredor 2

Piscina noite de cima

 

 Onde Comemos

Bem vindos ao Brasil, o paraíso de quem gosta de comer à grande e à….brasileira! Três sítios onde comemos na Foz de Iguaçu e recomendamos:

O Restaurante Porto Canoas, situado numa das extremidades do percurso pedestre das cataratas, na zona de restauração tem vista sobre o rio Iguaçu antes de se lançar pelas cataratas a baixo! Muito bom mas atenção, como em qualquer bom buffet depois precisarão mesmo de caminhar para fazer a digestão!

 

DSC_0278

DSC_0280

Vir ao Brasil sem comer um grande rodísio é crime não é? A churrascaria Premium foi o nosso primeiro rodísio no Brasil e posso vos confessar que foi o melhor  que comemos, a preços mais moderados que o Rio ou São Paulo! Grande buffet de entradas com muita variedade de carne, de óptima qualidade! (talvez por a Argentina, país com reputação de melhor carne ser mesmo ao lado?)

 

IMG_2140

IMG_2138

 

Descobrimos o Empório com Arte por acaso, ao caminhar perto do nosso hotel,  não sabendo que é o restaurante número um de Foz de Iguaçu no tripadvisor! Sendo ao mesmo tempo uma loja de decoração, poderemos pensar estar numa coffee shop vintage da Europa. O menu é bastante moderno com todo o tipo de comidas, com influências de todo o mundo. As peças de decoração são bonitas, mas é preciso pôr o preço…elevado!

creditos blogdaluana

Créditos: blogdaluana

Agradecimento: Tomei contacto com o Turismo de Iguaçu na Feira de Turismo em Berlin, a ITB, que prontamente nos convidou a descobrir esta região ainda antes de partirmos em viagem. Agradecemos assim a  toda a sua equipa  por ter preparado e facilitado a nossa visita  à Foz de Iguaçu! Hospitalidade brasileira 5* .

Declaração de interesses: fomos convidados pelo Turismo de Foz de Iguaçu para descobrir a região, com o apoio de todos os parceiros turísticos locais.  Como sempre as opiniões aqui expressas são as nossas.

Comments

comments

Comments are closed.