Como encontrar bons operadores turísticos locais

Uma pergunta que vejo frequentemente aparecer nos fóruns de viajantes é como encontrar um bom operador turístico local em determinado país.

Apesar de grande parte dos viajantes hoje em dia gostar de viajar independentemente sem uma agência de viagens, muitas vezes, para determinados tipos de actividades é indispensável (ou muito mais fácil) passar por um profissional, como por exemplo quando queremos ir fazer um trekking de alguns dias ou quando queremos ir visitar qualquer região mais inacessível.

O google é uma ferramente incrível, mas quando escreves trekking nepal, tens milhares de resultados, e é difícil saber quais são as boas empresas ou não. Como descobrir então esses bons operadores turísticos?

Há 3 maneiras possíveis, sendo uma delas  um segredinho que vou-te revelar:

1) A primeira é efectivamente procurar em outros viajantes nos fóruns. Eu sou um utilizador do Lonely Planet Thorn Tree Forum, mas há outros, como por exemplo o trip Advisor.

2) A segunda é passarem por uma livraria e darem uma vista de olhos em guias de viagens como o Lonely Planet, o Frommers, Rough Guides, ou o Let’s go e anotarem algumas recomendações.

3) A terceira possibilidade e aquela que é um segredinho bem guardado, é aquela que te permite aceder a uma base de dados dos melhores operadores turísticos de cada país, facilmente. Como? Simples. Visitem o site das duas maiores feiras de Turismo do Mundo, a ITB em Berlin e a WTM em Londres, e façam uma procura entre os operadores turísticos que estiveram presentes! As empresas que vais encontrar serão das mais estabelecidas no mercado, sendo suficientemente sérias para fazer o investimento de viajar meio mundo e pagar para poderem ter um stand numa feira destas, o que funciona automaticamente como um filtro de qualidade. Para terem uma ideia, é nestas feiras que a grande maioria das agências de viagens europeias vem para encontrar os operadores por detrás dos seus pacotes de viagens! Claro que há muitos bons operadores que não estão presentes, e alguns que estarão presentes poderão não ser dos melhores, mas é uma boa maneira de ter facilmente acesso a uma boa listagem de operadores que em princípio serão de confiança. Uma visita ao website de cada um deles, e verificar ou perguntar nos fóruns por opiniões de viajantes que já os utilizarem deverá ser o passo seguinte!

Boas viagens!

ITB

Comments

comments

Comenta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>