Brisbane Australia- uma cidade jovem!

O nosso ponto de entrada na Austrália foi Brisbane, na região de Queensland, na costa oeste. Porquê? Muito simplesmente porque tínhamos alojamento à pala! :)

Sem brincadeiras, planear uma viagem à Austrália não é fácil devido às grandes distâncias entre os diferentes pontos de interesse e os custos de viajar de avião de um lado para o outro!

Brisbane é um bom ponto de entrada porque permite aceder de carro à Barreira de Coral, na ilha de Lady Musgrave( a 6 horas de carro, o que para um Australiano é ” up the road” já ali! ), e também Fraser Island, Gold Coast ( Byron Bay, surfers paradise…) ou Sunshine Coast ( Noosa…)

 

IMG_8216.JPG

Surfers Paradise- Grande praia, super turistica mas muito agradavel!

As nossas primeiras impressões de Brisbane?! Acima de tudo uma cidade jovem e internacional! Numa economia mundial raquítica um pouco por todo o lado, a Austrália é dos poucos sítios que se manteve saudável, com baixo desemprego e salários atractivos. Nos últimos tempos devido à queda do preço do petróleo e dos minerais, um dos pontos fortes das exportações australianas, houve uma mini crise aqui, mas nada de comparável ao que se tem passado na Europa nos últimos anos.

Brisbane é uma mistura de arranha céus com edifícios coloniais, herança britânica. Depois muitos parques, passeios arranjadinhos, tudo no sítio. Faz-me pensar um pouco a Inglaterra, ao sol.

Apesar da multiculturalidade, a população é predominantemente branca, australiana, apesar de se verem muitos asiáticos também. ( turistas chineses, muitos!) Sente-se que há poucos problemas sociais, que a qualidade média de vida é bastante elevada e que é um sítio seguro! Uma política bastante restrita de emigração é uma das razões desta harmonia social certamente, já que a Austrália tem critérios muito exigentes para dar um visto de trabalho, fazendo com que todos os que cheguem tenham condições de se integrar facilmente!

Acabámos por ficar aqui uns bons 5 dias e não nos fartámos! Adorámos a zona de South Bank, à beira rio com os seus parques e praia urbana , o Lone Pine Koala Sanctuary e passearmo-nos pelas ruas do Central Business District para fazer window shopping ( não há budget para mais!)

 

(null)

Praia Urbana de Melbourne em South Bank- o nosso sitio favorito em Brisbane!

 

Comments

comments

Comments are closed.