11 momentos certos para ir viajar pelo Mundo!

 

travel-the-world-go-somewhere

Ao conversarmos com diferentes pessoas que  estão numa viagem  pelo mundo,  apercebemo-nos  que os  motivos que mencionam para terem dado o salto  são parecidos. Pessoas de várias culturas ,  com educação e percursos distintos mas que falam das mesmas circunstâncias que as levaram a tomar a mesma decisão: partir! Não ir de férias, mas partir numa viagem de vários meses, para viver a vida de viajante, de nómada do séc.XXI, de mochila às costas, num projecto de descoberta não só geográfico e cultural, mas acima de tudo pessoal!

Partir, abraçar o desconhecido e beber a poção mágica das viagens,  à base de sede de descobrir, curiosidade,  com uma pitada de irresponsabilidade&loucura e acima de tudo, impregnada de vontade de viver, numa terapia de choque ideal para resolver/desbloquear  a mais complicada das situações!

Se te revês nalguma ou em várias das situações seguintes, talvez esteja na altura de preparar a tua mochila e arrancar também!

Foste despedido:  Tal como muito boa gente na actual crise económica foste despedido/não te renovaram o contrato/estágio! Precisas duma pausa para recarregar as baterias e ver qual  o melhor passo profissional a tomar antes de começar de novo! Nada como partir, descobrir, descansar e recomeçar de cabeça fresca!

Estás sem trabalho: O teu endereço email está em vias de virar spam, tantos foram os currículos que envias-te! O mercado de trabalho está pelas horas da morte e talvez seja mesmo melhor tentar mais tarde.  Muitas vezes uma boa ideia é partir e esperar que as coisas melhorem, novas oportunidades surjam. A vivência que se adquire durante uma viagem, as pessoas que se conhece e as coisas que se aprendem abrem-nos os horizontes e permitem-nos procurar por outro tipo de oportunidades ao regressar! Talvez nem regresses, se encontrares algo pelo caminho!  Investir o resto das tuas economias numa viagem pode-se revelar o melhor investimento que já fizeste na tua carreira!

Estás cansado/farto do teu emprego:  Depois de alguns anos a fazer a mesma coisa, acordar para ir trabalhar é um pesadelo. Quando te olhas ao espelho de manhã  e pensas no dia à tua frente, dizes para ti próprio que algo tem de mudar… Este trabalho não era o que planeaste para a tua vida, mas também não sabes muito bem o que fazer…  Viajar, falar com outra gente, descobrir o que fazem é uma óptima fonte de inspiração e o primeiro passo para se sair dum dia a dia que se suporta cada vez menos!

Estás “cansado” da tua vidinha: Caíste numa rotina, de casa trabalho, idas ao café, compras com amigas, jolas com os amigos. Estás com vontade de mudar de cidade, de país, de ver novas caras, de ouvir uma nova língua, de fazeres novos amigos, encontrar a tua cara metade, sair da rotina de todos os dias, fazer coisas diferentes!Que melhor forma de mudar que largar tudo e ir viajar? Carpe diem!

Precisas de tempo/distância para reflectir: O mundo de hoje é muito mais complexo que o dos nossos pais. A globalização , a facilidade de viajar, estudar e trabalhar no estrangeiro abriu-nos portas e trouxe imensas oportunidades e com elas a necessidade de reflectir  e decidir! Será que devo sair de Portugal e ter uma experiência no estrangeiro? Será que trabalhar fora é bom para a minha carreira? E fazer um mestrado noutro país? Porque não? Isto sem falar nas decisões pessoais de comprar um casa, casar, ter filhos- no mundo frenético de hoje, no lufa lufa do dia à dia, nem sempre é fácil ter o distanciamento necessário para tomar estas decisões. Viajar possibilita um espaço protegido e próprio,  ideal para pensar e decidir com toda a tranquilidade.

Tiveste um desgosto sentimental: A tua cara metade deu-te com os pés. Ou foste tu que decidiste que era melhor cada um seguir o seu caminho. Precisas duma pausa para recuperares o ânimo, para recomeçar de novo, para pôres todas as energias negativas, rancores e remorsos para trás.  Partir por uns tempos, desanuviar a cabeça, conhecer nova gente e cortar laços com o passado recente será uma lufada de ar fresco bem vinda!

Tens a sensação de não estares a aproveitar ao máximo a vida: sempre foste um certinho. Acabaste a universidade, não perdeste um ano, e começaste logo a trabalhar. Tens a tua vida toda encaminhadinha e por este andar vais chegar à reforma num piscar de olhos, com um gostinho amargo de nunca ter feito uma maluqueira, de nunca ter vivido  on the fast lane. Precisas de apimentar a tua vida com um projecto memorável, com umas historias de guerra para contares aos teus netos! Esta vida são 3 dias e um já passou! Vais deixar passar mais um antes de aproveitares a fundo o que ela tem para oferecer?!

Uma aventura antes de assentares: sabes que uma fase da tua vida, a da juventude está prestes a transicionar para a idade adulta, com projectos de progressão na carreira, casamento, filhos, compra de casa…enfim assentar!  Queres gozar um último fôlego da juventude irresponsável, sem compromissos e obrigações financeiras ou familiares e nada melhor que palmilhar o mundo durante uns tempos!

Estás entre projectos: uma fase da tua vida profissional/pessoal/estudante está prestes a terminar e tens algum tempo antes de atacar um novo projecto . Aproveitar esses meses de folga para viajar e descobrir o mundo é o momento ideal que poderá não se proporcionar tao cedo!!

Perdido a meio dos estudos: estás a tirar um curso que não tem nada a ver contigo! Precisas de redescobrir o teu centro de interesses, o que verdadeiramente te faz vibrar, para teres um trabalho apaixonante. Fazer uma pausa nos estudos,  experienciar o que o mundo tem para oferecer, conhecer novas pessoas e perspectivas vai-te ajudar na decisão de qual é verdadeiramente a educação que queres ter e qual  a carreira em que te vês para o resto da vida!

 

 EM QUALQUER ALTURA:  esquece “os momentos certos”. O momento certo é agora. As condições ideais, com todos os ventos a favores não existem!

“Viva o espaço que te fica pela frente e não te deixa recuar. Sem paredes, sem ter portas nem janelas  nem muros para derrubar!”

Prepara a mochila, dá o teu pré aviso, despede-te de família e amigos, faz-te a estrada, curte a vida!

 4.-travel-the-world

 

Comments

comments

Comenta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>